A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de matemática
Resumo
Este artigo explicita uma compreensão da pesquisa qualitativa na perspectiva fenomenológica. Nessa perspectiva, o pesquisador toma, como ponto de partida e orientação, uma questão que queira compreender e que lhe faça sentido, uma interrogação que tem origem no desconforto sentido na experiência vivida. Ao permitir ao pesquisador a atribuição de significados à experiência vivida e explicitação do compreendido, dizemos que a pesquisa teve êxito. Para tanto, há que se ter um rigor metodológico discutido no trabalho que envolve a descrição do vivido, a análise ideográfica e a análise nomotética. Neste artigo, relatamos a experiência vivida na pesquisa com alunos do curso de licenciatura em Matemática, ao interrogar “Para você, o que é, importante para a formação de professores?”. O movimento de análise dos discursos dos sujeitos permite-nos chegar a duas categorias abertas ou regiões de generalidades: o “conhecimento didático” e o “conhecimento científico”. Ao serem interpretadas, à luz do referencial teórico da fenomenologia, vimos que, para os sujeitos da pesquisa, o conhecimento científico mostra-se como o saber instituído, o conteúdo disciplinar de Matemática. Já o conhecimento didático é compreendido numa dimensão técnica em que o “saber ensinar” é o foco dos sujeitos. Interpretamos que o modo como as ações do curso de licenciatura são desenvolvidas não favorecem o pensar, entendido dinamicamente num movimento entre ocultação e des-ocultação do que está diante deles acerca do conhecimento matemático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.