Análise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio acerca da evolução
Abstract
Conteúdos de evolução são centrais no conhecimento biológico, porém, sendo abstratos e complexos, trazem dificuldades para o ensino e a aprendizagem. Considerando jogos educativos como potenciais ferramentas para ensino e aprendizagem de evolução, avaliamos a eficácia de um jogo sobre seleção natural (Clipsitacídeos) no contexto do ensino médio. Embora tenham ocorrido ganhos, com o jogo, na aprendizagem dos alunos sobre evolução, uma comparação com uma intervenção que serviu de controle mostrou que esta contribuiu de forma semelhante para a aprendizagem. Diante deste resultado, discutimos o papel de fatores relativos ao contexto de ensino das escolas, como o tempo dedicado aos conteúdos de evolução e o preparo dos docentes para utilizar ferramentas como os jogos. Dificuldades encontradas na compreensão conceitual de evolução foram consistentes com aquelas observadas em outras investigações. Isso reforça a importância de continuar investigando a implementação de abordagens que permitam superar estas dificuldades.
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