Análise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio acerca da evolução
Resumo
Conteúdos de evolução são centrais no conhecimento biológico, porém, sendo abstratos e complexos, trazem dificuldades para o ensino e a aprendizagem. Considerando jogos educativos como potenciais ferramentas para ensino e aprendizagem de evolução, avaliamos a eficácia de um jogo sobre seleção natural (Clipsitacídeos) no contexto do ensino médio. Embora tenham ocorrido ganhos, com o jogo, na aprendizagem dos alunos sobre evolução, uma comparação com uma intervenção que serviu de controle mostrou que esta contribuiu de forma semelhante para a aprendizagem. Diante deste resultado, discutimos o papel de fatores relativos ao contexto de ensino das escolas, como o tempo dedicado aos conteúdos de evolução e o preparo dos docentes para utilizar ferramentas como os jogos. Dificuldades encontradas na compreensão conceitual de evolução foram consistentes com aquelas observadas em outras investigações. Isso reforça a importância de continuar investigando a implementação de abordagens que permitam superar estas dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.