A formação do professor como intelectual transformador e os fios e o compõem: uma análise a partir da formação inicial de uma professora de Química

Authors

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira UFT/CEFET-RJ
  • Gloria Regina Pessôa Campello Queiroz UERJ e PPCTE/CEFET/RJ

Keywords:

Intelectual Transformador, Formação de Professores, Educação em Ciências.

Abstract

O presente trabalho busca investigar os fios que compõem a formação de uma professora como intelectual transformadora. Realizou-se uma investigação de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, na qual uma colaboradora – futura professora de Química –, teve sua prática pesquisada a partir de uma observação participante seguida de uma entrevista projetiva. Os dados transcritos foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva e, a partir da entrevista, emergiram categorias e subcategorias que deram suporte à compreensão de sua atividade docente. Isto favoreceu perceber em seu discurso as dimensões: sua história de vida, descrição de sua prática e considerações acerca de sua identidade docente. Esses são alguns dos aspectos que compõem a complexidade do que é ser professor, mas que, muitas vezes, são abordados de maneira incomunicável por outras pesquisas.

Author Biographies

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, UFT/CEFET-RJ
    Licenciado em Química pela UFF e Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ e doutorando pelo mesmo programa. Foi professor de Ciências e Química da Educação Básica e atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisa a formação de professores de Ciências na perspectiva de Educação em Direitos Humanos
  • Gloria Regina Pessôa Campello Queiroz, UERJ e PPCTE/CEFET/RJ
    Licenciada em Física pela UERJ e Doutora em Educação pela PUC-RJ. Atualmente é Professora adjunta do Instituto de Física da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Educação CEFET/ RJ. Atua na linha de formação de professores e é autora do livro “Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/ para uma sociedade plural” Rio de Janeiro: Multifoco, 2013

Published

2016-09-03

How to Cite

A formação do professor como intelectual transformador e os fios e o compõem: uma análise a partir da formação inicial de uma professora de Química. (2016). Brazilian Journal of Research in Science Education, 16(2), 339-360. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4378