A formação do professor como intelectual transformador e os fios e o compõem: uma análise a partir da formação inicial de uma professora de Química
Palavras-chave:
Intelectual Transformador, Formação de Professores, Educação em Ciências.Resumo
O presente trabalho busca investigar os fios que compõem a formação de uma professora como intelectual transformadora. Realizou-se uma investigação de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, na qual uma colaboradora – futura professora de Química –, teve sua prática pesquisada a partir de uma observação participante seguida de uma entrevista projetiva. Os dados transcritos foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva e, a partir da entrevista, emergiram categorias e subcategorias que deram suporte à compreensão de sua atividade docente. Isto favoreceu perceber em seu discurso as dimensões: sua história de vida, descrição de sua prática e considerações acerca de sua identidade docente. Esses são alguns dos aspectos que compõem a complexidade do que é ser professor, mas que, muitas vezes, são abordados de maneira incomunicável por outras pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.