Significados Atribuídos e Contribuições: Limites e Possibilidades da Formação Continuada no Desenvolvimento Profissional Docente em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u433457

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Investigação-formação-ação, Reflexão Crítica

Resumo

Investigamos as narrativas orais de um grupo de professoras de Ciências participantes de um programa de formação continuada. Nosso propósito é identificar e compreender quais as contribuições e significados atribuídos pelas professoras ao processo, bem como os limites e possibilidades desta formação como um processo de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). As narrativas orais foram construídas através de conversa, em que as participantes foram instigadas a contar suas trajetórias profissionais e de formação. A partir da construção e análise das suas narrativas orais, realizadas através da análise temática do conteúdo, emergiram quatro categorias: (i) Potencialidades da formação continuada: a mudança das concepções de ensino, a reflexão, a ressignificação e a melhoria de suas práticas; (ii) Limites atribuídos à formação: a falta de tempo e de carga horária específica para a formação, o corte de verbas das instituições de ensino formadoras, a baixa qualidade dos cursos de formação continuada ofertados; (iii) Potencial da Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) na formação: reflexão sobre, na e para a ação/transformação das práticas; (iv) Papel da tríade de interação, como sendo: trocas de saberes e experiências. Ao analisar e discutir as categorias, a partir de nossos entendimentos e do cotejamento com a teoria, apontamos que o processo de formação, a reflexão e as interações agregam valor formativo ao processo de IFAC e, assim, favorecem o DPD.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

Piotrowski, S. M., & Güllich, R. I. da C. (2022). Significados Atribuídos e Contribuições: Limites e Possibilidades da Formação Continuada no Desenvolvimento Profissional Docente em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33600, 1–25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u433457

Edição

Seção

Artigos