Envolvimento em Atividades Extra-Classe, Avaliação do Curso e Perspectivas de Licenciandos em Biologia da Universidade Federal de Pernambuco
Abstract
Esta pesquisa avaliou o desempenho acadêmico e envolvimento em atividades extracurriculares de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foram aplicados questionários anônimos a 130 alunos, questionando seu perfil; envolvimento em atividades extraclasse, desempenho acadêmico, disciplinas e metodologias de ensino que mais admiram e expectativas em relação ao curso. Apenas 7,7% dos alunos são monitores, 15,4% realizam estágios de pesquisa e 13,8% participam de ações extensionistas. Os licenciandos preferem metodologias e critérios de avaliação que envolvam participação ativa como pesquisas e práticas de laboratório, mas rejeitam procedimentos conteudistas como leitura de textos e aulas expositivas. Ainda quepretendam ser pesquisadores, os estudantes não se envolvem em pesquisas sobre Ensino de Biologia, optando por áreas específicas da Biologia. O baixo envolvimento dos alunos em atividades de monitoria e extensão pode comprometer a interação universidade-escolasociedade e limitar o repertório metodológico e teórico do futuro professor.Downloads
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Published
2011-02-12
How to Cite
Lima, K. E. C., & Vasconcelos, S. D. (2011). Envolvimento em Atividades Extra-Classe, Avaliação do Curso e Perspectivas de Licenciandos em Biologia da Universidade Federal de Pernambuco. Brazilian Journal of Research in Science Education, 9(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3995
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