Um estudo a respeito das concepções alternativas sobre calor e temperatura

Autores

  • Janete F. Klein Köhnlein Programa de Pós-Graduação em Educação − Universidade Federal de Santa Catarina Escola Estadual B. Presidente Artur da Costa e Silva
  • Sônia S. Peduzzi Departamento de Física − Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente.  Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física).  No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

Köhnlein, J. F. K., & Peduzzi, S. S. (2011). Um estudo a respeito das concepções alternativas sobre calor e temperatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4133

Edição

Seção

Artigos