Educação Ambiental e Temas Controversos
Keywords:
educação ambiental, temas controversos, complexidade, natureza da ciênciaAbstract
As questões ambientais vêm exigindo cada vez mais atenção nas pesquisas em Ensino de Ciências. Em especial, um dos problemas centrais é o da articulação de conhecimentos científicos com perspectivas críticas, sem excessivas certezas ou simplificações. Ao mesmo tempo, preocupações equivalentes com abordagens críticas vêm sendo também discutidas no campo, através da proposta dos denominados “temas controversos”. Para melhor compreender os sentidos e perspectivas das controvérsias que possam contribuir para uma abordagem ambiental crítica, investigamos possíveis interfaces entre esses dois campos. Assim, foi possível localizar diferentes âmbitos acerca da articulação do conhecimento científico nas discussões controversas, que decorrem do reconhecimento da complexidade inerente às questões ambientais. Mais interno à ciência, as controvérsias se originam da impossibilidade geral de previsão para a evolução de qualquer sistema complexo. Em situações, como do tipo a favor/contra, originam-se da opção por valores que são externos à ciência. E finalmente, nas situações concretas e reais, as controvérsias explicitam os limites da contribuição científica, uma vez que também comparecem aspectos sociais, políticos e econômicos. Questões controversas reais são, de fato, problemas em aberto, em um cenário que favorece a identificação de contradições, de interesses e confrontos sociais. Um cenário que representa de forma mais próxima o contexto ambiental vivenciado, complexo e contraditório, onde nos é dado atuar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.