Educação Ambiental e Temas Controversos

Authors

  • Renata Alves Ribeiro Instituto de Física (IF) Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Regina D. Kawamura Instituto de Física (IF) Universidade de São Paulo (USP)

Keywords:

educação ambiental, temas controversos, complexidade, natureza da ciência

Abstract

As questões ambientais vêm exigindo cada vez mais atenção nas pesquisas em Ensino de Ciências. Em especial, um dos problemas centrais é o da articulação de conhecimentos científicos com perspectivas críticas, sem excessivas certezas ou simplificações. Ao mesmo tempo, preocupações equivalentes com abordagens críticas vêm sendo também discutidas no campo, através da proposta dos denominados “temas controversos”. Para melhor compreender os sentidos e perspectivas das controvérsias que possam contribuir para uma abordagem ambiental crítica, investigamos possíveis interfaces entre esses dois campos. Assim, foi possível localizar diferentes âmbitos acerca da articulação do conhecimento científico nas discussões controversas, que decorrem do reconhecimento da complexidade inerente às questões ambientais. Mais interno à ciência, as controvérsias se originam da impossibilidade geral de previsão para a evolução de qualquer sistema complexo. Em situações, como do tipo a favor/contra, originam-se da opção por valores que são externos à ciência. E finalmente, nas situações concretas e reais, as controvérsias explicitam os limites da contribuição científica, uma vez que também comparecem aspectos sociais, políticos e econômicos. Questões controversas reais são, de fato, problemas em aberto, em um cenário que favorece a identificação de contradições, de interesses e confrontos sociais. Um cenário que representa de forma mais próxima o contexto ambiental vivenciado, complexo e contraditório, onde nos é dado atuar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-11-17

How to Cite

Ribeiro, R. A., & Kawamura, M. R. D. (2014). Educação Ambiental e Temas Controversos. Brazilian Journal of Research in Science Education, 14(2), 159–169. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4358