Sequência Didática com Enfoque Investigativo: Alterações Significativas na Elaboração de Hipóteses e Estruturação de Perguntas Realizadas por Alunos do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183879

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Elaboração de hipóteses, Alfabetização Científica

Resumo

A realidade pouco estimulante do ensino de ciências, principalmente no ensino fundamental, onde o apoio excessivo nos livros didáticos, bem como a simplificação de estratégias, pouco colabora para a manutenção da curiosidade inerente a faixa etária em questão, tampouco para uma aprendizagem real e contextualizada tem se apresentado uma constante. Assim, o presente artigo busca evidenciar o papel de sequências didáticas investigativas para o ensino e a aprendizagem em ciências, considerando de forma clara os objetivos e pressupostos educacionais inerentes a abordagens e metodologias mais ativas. Destaca como recorte de interesse, as contribuições de estratégias práticas e experimentais, pautadas no ensino por investigação, como possibilidade para a formulação de hipóteses de qualidade e perguntas bem estruturadas pelos alunos no decorrer do processo. Os dados apresentados originaram-se de uma sequência didática realizada em escola pública do ciclo inicial do ensino fundamental, em um grupo misto com 24 alunos do 3º ao 5º ano, no contraturno do ensino regular. Os resultados obtidos evidenciam contribuições significativas e validam os aspectos levantados na revisão bibliográfica do mesmo.

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Biografia do Autor

Veronica Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp, na área de ensino de Ciências. Mestrado em ensino de ciências pela UFABC e graduação em ensino para séries iniciais. Professora na prefeitura municipal de São Bernardo do Campo atuando como gestora de mídias e tecnologias.

Eduardo Galembeck, Universidade estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós doutorado na University of Pennsylvania - EUA (2002) e Purdue University - EUA (2012/2013). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas, lotado no departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia. É co-editor da Revista de Ensino de Bioquímica (www.bioquimica.org.br), editor da Biblioteca Digital de Ciências (www.bdc.ib.unicamp.br). 

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

dos Santos, V. G., & Galembeck, E. (2018). Sequência Didática com Enfoque Investigativo: Alterações Significativas na Elaboração de Hipóteses e Estruturação de Perguntas Realizadas por Alunos do Ensino Fundamental I. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 879–904. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183879