Um Perfil Métrico do 'Ensino de Ciências' em Artigos da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2001–2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14141440

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Bibliometria, Meta-pesquisa, Período-científico

Resumen

A produção científica na área de Ensino de Ciências vem aumentando ao longo do tempo, além disso os periódicos estão se fortalecendo e funcionam como elementos na consolidação desse campo. Nesse sentido, nossa pesquisa surge do seguinte questionamento: o que a análise dos indicadores métricos pode nos dizer sobre os artigos, publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) entre os anos de 2001 e 2020, que destacam o ‘Ensino de Ciências’ em seus conteúdos? A metodologia desse estudo se baseou em princípios da Bibliometria e Cienciometria para analisar os seguintes indicadores: aspectos gerais, autoria-produção, conteúdo e referências. Tais aspectos nos permitiram levantar alguns indícios sobre a produção relacionada ao Ensino de Ciências na RBPEC, identificar temas mais frequentes, perfil acadêmico dos pesquisadores e literatura mais referenciada garantindo uma cartografia métrica que oferece subsídios para autores e editores a fim de propiciar uma melhor caracterização da nossa área.

Biografía del autor/a

  • Alaércio Moura Peixoto de Jesus, UESB

    Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2021). Especialização em Educação em Gênero e Direitos Humanos, pela Universidade Federal da Bahia (2019). Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2017). Graduação em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Atuou como Professor da Educação Básica no Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, SEC-BA (2015-2019). Atualmente é estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB) e integra a Equipe Técnica da Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb). Tem experiência e interesse em estudos da área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Aprendizagem Significativa, Formação de Professores de Ciências e nos estudos bibliométricos e cienciométricos da área de Educação em Ciências.

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Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Um Perfil Métrico do ’Ensino de Ciências’ em Artigos da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2001–2020). (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39411, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14141440