Uso de Textos de Divulgación Científica Para la Enseñanza y el Aprendizaje en Ecología
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10331057Palabras clave:
aprendizaje significativo, conocimiento científico, práctica docente, lecturaResumen
El objetivo de este estudio fue reflexionar sobre el uso de Textos de Divulgación Científica como facilitador en la enseñanza y aprendizaje de estudiantes de Educación Básica en Ecología. Para ello, la investigación descriptiva de carácter cualitativo y cuantitativo hizo uso de estrategias de lectura, glosarios, dibujos, debates e interpretación y producción textual como herramientas para trabajar conceptos del área a través de una Unidad Didáctica elaborada para tal fin. Con la participación de 57 estudiantes, los resultados apuntan a la influencia estimulante de la lectura por parte de la familia del estudiante, existencia de conocimientos previos sobre Ecología, dificultades para aplicar y asociar conceptos en situaciones reales, facilidad en la interpretación de información presente en el texto científico y dificultad para formular críticas y justificaciones de las ideas expresadas en el texto. Así, se infiere que el texto científico contribuye al desarrollo del pensamiento crítico del estudiante, incentivando la lectura y mejorando el aprendizaje, configurándose como una estrategia promisoria para la enseñanza de la Ecología.
Referencias
Azevedo, T. A. (2016). A Escolarização da leitura literária no Ensino Médio e a importância na formação do leitor: Estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba). Repositório Institucional da Universidade Estadual da Paraíba. http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10259
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Campos, M. C. C., & Nigro, R. G. (2009). Teoria e Prática em Ciências na Escola: O ensino-aprendizagem como investigação. FTD.
Cereja, W. R., & Magalhães, T. C. (2007). Todos os textos — 8ª série (3ª ed.). Atual Editora.
Costa, E. S. A., Costa, I. A. S., & Oliveros, P. B. (10–13 de Novembro, 2013). Percepção dos alunos da Educação Básica sobre os conceitos de meio ambiente e cadeia alimentar. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindoia São Paulo.
Engel, G. I. (2000). Pesquisa-ação. Educar em Revista, (16), 181–191. https://doi.org/10.1590/0104-4060.214
Fioresi, C. A., & Cunha, M. B. (24–27 de Novembro, 2015). Análise de recursos linguísticos e leitura crítica de textos de Divulgação Científica. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindoia, São Paulo.
Hidalgo, A. M., & Mello, C. J. A. (2014). Políticas Públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literária. Educar em Revista, (52), 155–173. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36319
Kose, S. (2008). Diagnosing Student Misconceptions: Using Drawings as a Research Method. Departament of Biology Educations, Faculty of Education, Pamukkale University.
Kleiman, A. B., & Moraes, S. E. (2006). Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes de ensino projetos da escola. Mercado das Letras.
Ministério da Educação (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, SEB, DICEI. http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf
Nunes, M. R. (2013). A problemática do vocabulário científico e o estudo etimológico como facilitador do conhecimento escolar de biologia (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande. http://repositorio.furg.br/handle/1/4798
Nuñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2012). Desarrollo de uma Unidad Didáctica para el Estudio de los Processos de oxidación-reducción em el pre-universitario: Contribuciones de la teoria de P. Ya. Galperin. In M. G. L. da Silva, A. Mohr, & M. F. F. de Araújo (org), Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências (pp. 153–180). EDUFRN.
Oliveras, B., & Sanmartí, N. (2009). La lectura como médio para desarrollar el pensamento crítico. Educacion Química, 20(supl. 1), 233–245. https://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v20s1/v20s1a5.pdf
Pozo, J. I., & Crespo, M. Á. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico (5ª ed.). Artmed.
Santiago, J. F. A. (2016). O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de Biologia: Concepções e relações com a abordagem CTS de ensino (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte). Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21880
Santos, S., & Maciel, M. D. (9–12 de Setembro, 2013). As interações CTSA no ensino de ecologia: um estudo sobre cadeia alimentar. IX Congreso sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Girona, Espanha.
Sasseron, L. H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In A. M. P. de Carvalho (org.), Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 41–61). Cengage: Learning.
Souza, D. J. (2005). Cortadeiras sob ameaças. Acervo: Revistas Ciência Hoje.
Torres, D. F. (2013). A fotossíntese vegetal no 3º ano do Ensino médio: Concepções Alternativas, erros conceituais e uma Proposta de Unidade Didática baseada no Desenvolvimento Sustentável (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte). Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16106
Versiani, D. B., Yunes, E., & Carvalho, G. (2012). Manual de Reflexões sobre boas Práticas de Leitura. Editora UNESP.
Zabala, A. (2010). A Prática Educativa: Como Ensinar. Artmed.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Natanael Charles da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.