Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A

Autores/as

  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Dayane Carvalho Cardoso Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

Palabras clave:

Estado da Arte, Experimentação Remota, Ensino-aprendizagem de Física, Metodologias de ensino

Resumen

É apresentado nesse trabalho um estado da arte sobre o uso da Experimentação Remota no ensino formal, a partir do levantamento e análise de trabalhos sobre o assunto em revistas e periódicos de Ensino e Educação, no Brasil e no exterior. O intuito é investigar se (e como) os laboratórios remotos estão sendo utilizados no ensino, particularmente, no ensino de Física. Foram selecionados e analisados artigos de periódicos Qualis A nacionais e internacionais, entre os anos 2000 e 2009. No desenvolvimento de nosso trabalho não encontramos relatos de pesquisa sobre acesso remoto a experimentos para a área de Física ou de como isso pode incrementar o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Desta forma, as eventuais limitações na utilização desta ferramenta no ensino devem ser estudadas de forma aprofundada e suas potencialidades exploradas no sentido de suprir as necessidades de uma aula prática.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas sub-áreas de Física da Matéria Condensada e Ensino de Física.

Publicado

2012-05-10

Cómo citar

Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 185-208. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214