Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A
Palavras-chave:
Estado da Arte, Experimentação Remota, Ensino-aprendizagem de Física, Metodologias de ensinoResumo
É apresentado nesse trabalho um estado da arte sobre o uso da Experimentação Remota no ensino formal, a partir do levantamento e análise de trabalhos sobre o assunto em revistas e periódicos de Ensino e Educação, no Brasil e no exterior. O intuito é investigar se (e como) os laboratórios remotos estão sendo utilizados no ensino, particularmente, no ensino de Física. Foram selecionados e analisados artigos de periódicos Qualis A nacionais e internacionais, entre os anos 2000 e 2009. No desenvolvimento de nosso trabalho não encontramos relatos de pesquisa sobre acesso remoto a experimentos para a área de Física ou de como isso pode incrementar o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Desta forma, as eventuais limitações na utilização desta ferramenta no ensino devem ser estudadas de forma aprofundada e suas potencialidades exploradas no sentido de suprir as necessidades de uma aula prática.Downloads
Publicado
2012-05-10
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 185-208. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214