Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática

Autores/as

  • Daniele Cristina de Souza Faculdade de Ciências, UNESP
  • Rosana Figueiredo Salvi Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Educação Ambiental. Estado da Arte da Pesquisa. Formação de Professores. Dissertações e Teses.

Resumen

Este artigo traz resultados de um estado da arte da pesquisa sobre a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Foram analisadas dissertações e teses (2003/2007), a partir dos resumos existentes no Banco de Teses da Capes. Dos 1418 resumos levantados, 847 foram considerados de EA. Destes, 439 são das áreas de Educação e de Ensino Ciências e Matemática, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores, estes analisados mais profundamente. É trazida uma caracterização geral da pesquisa em EA no Brasil. Posteriormente enfatiza-se a temática “formação de professores/educadores em EA”. Destas são apontados os níveis de ensino, as disciplinas e o período formativo envolvido nas investigações, assim como as linhas de pesquisa nas quais se inserem.

Biografía del autor/a

  • Daniele Cristina de Souza, Faculdade de Ciências, UNESP
    Doutoranda em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências, UNESP
  • Rosana Figueiredo Salvi, Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutora em Geografia. Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2012-11-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Cartografia da pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 45-69. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4230