A pesquisa-ação na prática docente na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Autores/as

  • Leticia Maria Pia Bonandi Spelta Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • Fernanda Peixoto Barbosa Nunes Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • João Rodrigo Santos da Silva Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • Suzana Ursi Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Maria Elice Brzezinski Prestes Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Professor-pesquisador, pesquisa-ação, ensino de biologia.

Resumen

Este artigo aborda um caso de utilização de pesquisa-ação na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia, um componente curricular novo do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Por meio da articulação entre ensino e pesquisa, o estudo objetivou conhecer as expectativas iniciais dos alunos sobre a disciplina, sua percepção em relação ao andamento das aulas e subsequente alteração no planejamento do curso decorrente da demanda informada, além de sua avaliação final da disciplina. A pesquisa-ação desenvolvida produziu três benefícios: 1) levantou dados sistemáticos para o aprimoramento da disciplina em curso e em suas novas versões; 2) franqueou vivência aos estudantes desse processo de aprimoramento através da articulação do ensino com a pesquisa; e, 3) possibilitou à equipe de professores/monitores-pesquisadores o desenvolvimento de uma metodologia interativa e criativa de trabalho em grupo, envolvendo análise, discussão e reformulação dos componentes do plano da disciplina.

Biografía del autor/a

  • Leticia Maria Pia Bonandi Spelta, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
    Mestranda em Ciências (Botânica)
  • Fernanda Peixoto Barbosa Nunes, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
    Doutoranda em Ciências (Fisiologia) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • João Rodrigo Santos da Silva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
     Doutorando em Ciências (Botânica) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • Suzana Ursi, Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
    Doutora em Ciências (Botânica), Professora Doutora do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Maria Elice Brzezinski Prestes, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
    Doutora em Educação, Professora Doutora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-11-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A pesquisa-ação na prática docente na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 71-92. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4231