Integração de Conhecimentos de Ensino de Ciências Naturais Para uma Educação em Saúde Planetária: Estudo em uma Comunidade Ribeirinha da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u525547Palavras-chave:
Amazônia, saúde planetária, educação cientítica, naturezaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a integração dos conhecimentos prévios de estudantes do ensino fundamental em uma comunidade ribeirinha na Amazônia, no contexto de cinco domínios cruciais para a Educação em Saúde Planetária. A coleta de dados foi conduzida por meio de um questionário com nove perguntas abertas, aplicado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na região sudoeste do Amazonas, Brasil. As análises foram realizadas utilizando o software Nvivo 1.5, juntamente com a frequência relativa. Os resultados indicaram que os estudantes ribeirinhos possuem uma forte identificação com a natureza que os cerca, sendo fundamental essa inserção no ensino de ciências. Além disso, eles identificaram e relataram os principais desafios ambientais enfrentados pela comunidade local. Foi observado que um pouco mais da metade dos estudantes compreende a relação direta entre os impactos ambientais e a saúde humana. Eles também expressaram consciência dos seus direitos e sugeriram mudanças necessárias para minimizar os impactos ambientais locais. A partir dos dados discutidos dentro do contexto da Saúde Planetária, destaca-se a necessidade de direcionar atenção especial a esses estudantes que vivem em ambientes rurais por meio da alfabetização científica. Muitos deles ainda não têm plena compreensão dos impactos ambientais que afetam o futuro, seus direitos e a grande importância de considerar um planeta interconectado.
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