A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Investigação Temática, Demandas Sociais, Paulo Freire

Resumo

A Tecnologia Social é caracterizada como um produto, técnica e/ou metodologia reaplicável e desenvolvida com a participação da comunidade para a resolução de problemas sociais/socioambientais. Nesse sentido, investiga-se a apropriação de alguns pressupostos teórico-metodológicos da Tecnologia Social por parte dos sujeitos da comunidade local e escolar, que participaram da seleção e implementação de uma Tecnologia Social, em busca da superação de uma demanda local na comunidade do Iguape, no município Ilhéus, BA. Metodologicamente, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) reunião com os moradores do bairro, para discutir a demanda socioambiental local e selecionar uma Tecnologia Social; b) implementação de uma Fossa Séptica Ecológica na comunidade em colaboração com os moradores. As informações foram obtidas por meio de videogravações realizadas durante a reunião e a implementação da fossa e entrevistas semiestruradas com os moradores que participaram de todo o processo. A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva tendo como referência duas categorias a priori: i) coaprendizagem e reaplicação; e ii) processos de tomada de decisões e autonomia. Dentre os resultados, constatou-se que a construção da fossa possibilitou a integração entre o conhecimento popular e os científicos, propiciando a reaplicação da TS na comunidade local, além da transformação sociotécnica, que se deu por meio de um processo colaborativo. Além disso, evidenciou-se que a TS tem um significativo potencial para contribuir na seleção de conteúdos e conhecimentos para o currículo escolar, como os da área de Ciências Naturais.

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

Archanjo Junior, M. G. de, & Gehlen, S. T. (2020). A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências . Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 345–374. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

Edição

Seção

Artigos