Os Usos e Papéis dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas Tecnológicas: uma Análise dos Trabalhos do ENPEC sobre Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14591486

Palavras-chave:

Educação a Distância, AVA, Ensino de Ciências, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A Educação a Distância tem se desenvolvido de modo significativo nos últimos anos nas diversas áreas do conhecimento, incluindo o campo da Educação em Ciências. Levando em consideração essa expansão e o desenvolvimento dessa modalidade, o presente trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar a produção científica sobre ferramentas multimídias e ambientes virtuais no ENPEC quanto aos seus usos e papéis no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Para isso, consideramos o período de 2007 a 2019 para levantamento das pesquisas e utilizamos a Análise de Conteúdo para a análise das informações textuais. Os resultados mostram que existem poucos trabalhos que se dediquem a tratar das ferramentas tecnológicas e dos ambientes virtuais destinados ao processo de ensino e aprendizagem. Os trabalhos apontam para os usos dessas ferramentas e ambientes virtuais como dimensões científico-tecnológicas que medeiam as relações entre os participantes, com preponderância da utilização do AVA, chats e fóruns, ao passo que evidenciam os papéis que desempenham e/ou viabilizam relacionados a motivação e interação entre os participantes, a adoção de posturas científicas e a relação entre diferentes saberes. O que se percebe é que esses meios e possibilidades digitais apresentam potencialidades a serem exploradas no ensino de ciências, seja na variedade das ferramentas, seja no uso diferenciado que é conferido a elas, não havendo trabalhos que envolvam a diversificação desses recursos.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Morais, R. M. de, Luz, R. da, & Eugênio, B. G. (2021). Os Usos e Papéis dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas Tecnológicas: uma Análise dos Trabalhos do ENPEC sobre Educação a Distância. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e29022, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14591486

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Artigos