Ensino-Aprendizagem de Física nas Escolas de Educação Bilíngues para Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u6591

Palavras-chave:

Ensino de física, Educação Bilíngue, Educação de surdos

Resumo

Com o objetivo de investigar quais são os principais desafios e contribuições apresentadas acerca do processo de ensino-aprendizagem de Física nos contextos escolares de educação bilíngue e de educação especial para estudantes surdos, realizamos uma revisão bibliográfica nos anais de três dos maiores eventos nacionais que contemplam a área de ensino de Física: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com o uso da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Encontramos apenas cinco trabalhos que evidenciam aspectos sobre o ensino-aprendizagem neste contexto. Discutimos esses trabalhos em duas categorias emergentes: (i) Desafios e dificuldades no ensino-aprendizagem de Física na escola bilíngue; (ii) Ações e contribuições para o ensino-aprendizagem de Física na escola bilíngue. Percebemos que o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aliada ao bilinguismo potencializa a inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de surdos. Para superar algumas barreiras, tais como a dificuldade na alfabetização da língua escrita pelo estudante surdo e o desconhecimento pelos educadores dos sinais específicos da Física, faz-se necessário mais investimento na produção de materiais bilíngues, bem como a criação e divulgação de sinais e o conhecimento da cultura surda pelos educadores.

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Biografia do Autor

Ellen Cristine Prestes Vivian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Libras, em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Futura e em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Orientação Escolar e Supervisão pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Caçapava do Sul. Segunda Licenciatura em Letras Português/Libras. Experiências acadêmicas e profissionais na área de Ensino de Física e Educação de surdos, com a participação no Programa Institucional de Bolsas para Iniciação a Docência (PIBID: Subprojeto Ciências Exatas, 2011 a 2014 e Subprojeto Física, 2014 a 2015), monitoria voluntária da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Unipampa, de 2014 a 2015 e Professora de Libras na rede estadual de Ensino de 2018 a 2019 e na rede municipal como Professora Intérprete de Libras desde 2015 até o momento.

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Professor visitante na City University of New York (CUNY) (2020) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC. Participa do grupo de Pesquisa COMUNIC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Prestes Vivian, E. C., & Leonel, A. A. (2022). Ensino-Aprendizagem de Física nas Escolas de Educação Bilíngues para Surdos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e31335, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u6591

Edição

Seção

Artigos