Hortas Escolares: Análise da Etapa Piloto do Projeto Hortas Pedagógicas Prevendo Expansão por Competição de Hackathon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10811107

Palavras-chave:

Projeto Horas Pedagógicas, Hortas Escolares, Hackathon, Project Model Canvas

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de propor uma competição de hackathon para construir soluções inovadoras para os desafios encontrados na implantação da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, classificada como exploratória. Como procedimento de pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica e optou-se pela revisão sistemática para análise dos dados. A proposta apresentada para a realização do hackathon foi baseada na metodologia Project Model Canvas e tem o objetivo de desenvolver um aplicativo capaz de conectar escolas que desejam implementar hortas, entidades ofertantes de serviço de assistência técnica e instituições interessadas em financiar a implantação do Projeto.

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Biografia do Autor

Kelliane da Consolação Fuscaldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), especialização em Gestão do Agronegócio (2008) e Mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2010), e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Exerceu diversos cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentre eles, Assessora Técnica do Gabinete do Ministro, Chefe de Gabinete da Secretaria de Política Agrícola e Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. É Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Atualmente está cedida para o Ministério da Cidadania, no qual exerce o cargo de Coordenadora Geral de de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva.

Ivan Rocha Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972) e PhD em Eletrônica - University of Kent (1975). Atualmente é professor voluntário credenciado pela UFRGS para lecionar e orientar a formação de mestres e doutores funcionários da Capes, CNPq e MCTIC. Tem experiência na área de Política Planejamento e Gestão de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, gestão do conhecimento, tecnologia, inovação e gestão estratégica. Foi dirigente da Capes, do CNPq, das Universidades Federal da Paraíba e Católica de Brasília e atuou como Secretário Adjunto da ABIPTI.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Fuscaldi, K. da C., & Rocha Neto, I. (2022). Hortas Escolares: Análise da Etapa Piloto do Projeto Hortas Pedagógicas Prevendo Expansão por Competição de Hackathon. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e38427, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10811107

Edição

Seção

Artigos