Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física

Autores

  • Denys Brasil Rodrigues da Silva SEE-RJ/UERJ
  • Alice Ribeiro Casimiro Lopes Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo apresentamos o movimento de recontextualização, pela comunidade disciplinar de ensino de Física, da concepção de competências proposta oficialmente no contexto da reforma curricular do ensino médio dos anos 1990 no Brasil. Defendemos que o currículo por competências, apesar de ser um currículo interdisciplinar, é recontextualizado por sua incorporação a um discurso marcado pela valorização dos conteúdos e da estrutura disciplinar, tradicionalmente valorizado na Educação.

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Publicado

2011-02-13

Como Citar

Silva, D. B. R. da, & Lopes, A. R. C. (2011). Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4040

Edição

Seção

Artigos