Ensino e aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas: o modelo contextual do aprendizado como referencial

Autores

  • Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araujo Universidade Estadual Paulista
  • José Marcelo Soman Universidade Estadual Paulista
  • João José Caluzi Universidade Estadual Paulista
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Universidade Estadual Paulista

Resumo

A Arte e a Ciência resultam da capacidade humana e exigem como pressupostos a intuição, a imaginação e a criatividade. Nesta pesquisa, de forma transdisciplinar, as Artes Plásticas foram utilizadas para auxiliar a aprendizagem de conceitos científicos. Conteúdos curriculares das Ciências (Química, Biologia e Ecologia) foram associados às construções artísticas que tiveram como material expressivo o PET (Politereftalato de Etileno) e um biopolímero. Alunos do 1º Ano do Ensino Médio de Instituição Pública, através da Arte Conceitual, melhoraram sua comunicação, estruturaram ideias, refletiram sobre a composição química da matéria, impactos ambientais, poluição, degradabilidade, sustentabilidade e estética ambiental. A pesquisa teve como suporte teórico, com base construtivista, a teoria psicológica dos Construtos Pessoais de Kelly. A Metodologia Interativa e o Círculo Hermenêutico-Dialético instruíram o método de análise e orientaram uma reestruturação metodológica interpretada como interativo-construtiva, que, além da coleta dos dados da intervenção, mostrou-se satisfatória como proposta pedagógica.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Araujo, E. S. N. N. de, Soman, J. M., Caluzi, J. J., & Caldeira, A. M. de A. (2011). Ensino e aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas: o modelo contextual do aprendizado como referencial. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 31–56. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4123

Edição

Seção

Artigos