O professor artista-reflexivo de física, a pesquisa em ensino de física e a modelagem analógica

Autores

  • Glória Queiroz (MCT/MAST)
  • Luiz Alberto Guimarães (CEN)
  • Marcelo Cordeiro Fonte Boa (CEN)

Resumo

Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Queiroz, G., Guimarães, L. A., & Boa, M. C. F. (2011). O professor artista-reflexivo de física, a pesquisa em ensino de física e a modelagem analógica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4161

Edição

Seção

Artigos