A presença do tema Eugenia em uma revista de Divulgação Científica no período de 1990 a 2009

Autores

  • Ana Carolina de Sousa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alana Kramer Muxfeldt Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Eugenia, Divulgação Científica, Ensino de Biologia, ética

Resumo

Atualmente as pessoas são profusamente informadas pelos noticiários sobre os avanços científicos e tecnológicos. Cabe ao ensino formal oferecer subsídios para que os estudantes saibam questionar e ter um posicionamento crítico frente tanto àquelas questões consideradas mais simples quanto àquelas que desafiam a humanidade. No que tange ao discurso eugênico, embora ele não seja explícito como já foi em épocas passadas, continua vivo em algumas técnicas genéticas que visam o melhoramento da humanidade. O objetivo do presente trabalho é verificar como o tema “eugenia” é abordado em matérias de uma revista de divulgação científica nas duas últimas décadas. As matérias passaram por uma análise de conteúdo, conforme Bardin (2000). Em algumas matérias foi verificada a discussão explícita das ideias eugênicas com posicionamento crítico dos autores. No entanto, a maioria das matérias tangencia a discussão sobre a eugenia de maneira implícita. Considera-se que o tema “eugenia” pode ser um potencializador do pensamento crítico de professores e alunos acerca da relação ciência, tecnologia e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

Sousa, A. C. de, Muxfeldt, A. K., Justina, L. A. D., & Meglhioratti, F. A. (2014). A presença do tema Eugenia em uma revista de Divulgação Científica no período de 1990 a 2009. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 031–053. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4281

Edição

Seção

Artigos