Estudo de caso sobre alguns limites e possibilidades para formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso brasileiro de Licenciatura em Química

Autores

  • João Paulo Mendonça Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Acácio Alexandre Pagan Universidade Federal de Sergipe
  • Eliana Midori Sussuchi Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Formação de professores, professor reflexivo/pesquisador, Licenciatura em Química

Resumo

A formação de professores no Brasil tem sofrido críticas pela dissociação existente entre teoria e prática, pela presença da racionalidade técnica e por modelos de formação que se aproximam daqueles de bacharelado. Nesse contexto, buscamos investigar alguns dos limites e possibilidades para a formação de um professor reflexivo/pesquisador em um curso de licenciatura em Química da região nordeste do Brasil. Partimos do estudo das modificações ocorridas após a implantação de novas Diretrizes Curriculares para Cursos de Licenciatura (2002), tentando explicitar as possíveis contribuições do aumento e incorporação de disciplinas de prática pedagógica ao longo de um curso de licenciatura em Química. Em um segundo momento, através da realização de um estudo de caso, fizemos uma análise por meio de entrevistas, das opiniões de cinco formadores sobre as atividades desenvolvidas no curso de licenciatura que trabalham. Algumas categorias levantadas se relacionaram à proximidade e ao distanciamento entre a academia e a Educação Básica, bem como a influência dos formadores nas escolhas dos licenciandos. Apesar das limitações, mudanças ocorridas na matriz curricular do curso e a tentativa de aproximação dos formadores em atividades de pesquisa em ensino de Química contribuem para formação do professor reflexivo/pesquisador.

Biografia do Autor

  • João Paulo Mendonça Lima, Universidade Federal de Sergipe
    Ensino de Química

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Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo de caso sobre alguns limites e possibilidades para formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso brasileiro de Licenciatura em Química. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 079-103. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4303