Formação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: um estudo com professores de Ciências da Natureza

Autores

  • Lucimara da Cunha Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rejane Maria Guisolfi da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Arminda Pedrosa Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

, Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências da Natureza, Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar contribuições e limitações de um curso de formação orientado para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza - Que evidências indicam contribuições e limitações da proposta de formação analisada? O trabalho empírico baseou-se em um estudo de natureza qualitativa, e os dados foram coletados a partir de registros dos professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, bem como por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevista semiestruturada. Para a organização dos dados utilizou-se de procedimentos definidos para pesquisa qualitativa, e, na análise e interpretação dos mesmos, a técnica de Análise de Conteúdo. Para tanto, definiu-se a matriz de categorias ou unidades de registro, a partir da revisão de literatura, em que se considerou como referência os resultados do projeto CSCT, assim como os documentos do curso de formação analisado. Resultados parciais da pesquisa indicam contribuições no domínio de conhecimento e ação orientados para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, no entanto, limitações também foram identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara da Cunha Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985) e Mestrado em Química, na área de Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutoranda 2010 do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra em Portugal. É professora da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1995, atuando no Centro de Educação a Distância, na área de Educação: Educação a Distância, Ensino de Ciências, Ensino de Química, Formação de Professores, Metodologia do Ensino de Ciências, Educação ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e/ou para a Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Santos, L. da C., Silva, R. M. G. da, & Pedrosa, M. A. (2015). Formação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: um estudo com professores de Ciências da Natureza. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 357–386. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4318

Edição

Seção

Artigos