As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328

Palavras-chave:

PISA, Alfabetização Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de caracterizar as percepções de um professor e dos seus alunos sobre o ensino e as questões de Ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal com 12 alunos que participaram da edição do PISA em 2015 e por uma entrevista semiestruturada com o professor de Ciências da escola. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram categorias e subcategorias para as percepções destes dois grupos de sujeitos da pesquisa. Para o professor, emergiram três categorias, a saber: 1) Percepções sobre o PISA: 2) Percepções sobre os conteúdos de Ciências; e 3) Percepções sobre a formação docente. Para o grupo de alunos, emergiram três categorias pela ATD: 1) Percepções sobre o PISA; 2) Percepções sobre os tipos de conhecimento científico; e 3) Percepções sobre o letramento científico do discente. Foi possível verificar que a prova do PISA não é valorizada nem pela escola e nem pelos estudantes, que existe uma falta de interesse dos alunos em relação aos objetivos da escola e pelas avaliações sistêmicas. Também verificou-se uma dificuldade em desenvolver a alfabetização científica, assinalando possíveis indicadores para o baixo resultado na avaliação de Ciências do PISA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Ranulfo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Geraldo Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes 

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK

Ensino de Física e Ciências
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK

Ensino de Ciências e Biologia
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

Ranulfo, A. A., Rocha Fernandes, G., & Allain, L. R. (2019). As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 299–328. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328

Edição

Seção

Artigos