Afinal de Contas Quem Sou Eu? Ah, Este é o Grande Enigma!: (Re)negociação de Significados na (Des)construção do Nexo Identitário como Professora-Pesquisadora que Ensina sobre Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u515535

Palavras-chave:

identidade, negociação de significados, professora-pesquisadora, nexo identitário, ensino sobre ciências

Resumo

Nosso objetivo é a compreensão da identidade tanto como nexo de multifiliação, quanto conciliação das distintas formas de afiliação a comunidades sociais para entender como a (re)negociação de significados forja um nexo identitário como professora-pesquisadora que ensina sobre ciências. Essa é uma investigação qualitativa em que adotamos como dispositivo de investigação a história de vida, sendo a narrativa autobiográfica utilizada como fonte para a produção dos dados, os quais foram analisados segundo o constructo de identidade na prática, proposto por Jean Lave e Etienne Wenger. Para ajudar-nos nessa análise, fazemos uma interlocução com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, evidenciando o mérito do diálogo entre ciência e arte para a produção de conhecimentos. Uma vez que pertencemos a várias comunidades sociais, (re)negociamos maneiras de ser um membro em cada uma delas, (des)construindo uma identidade de afiliação, assim como criamos meios de continuidade entre essas comunidades mediante a reconciliação identitária.

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Biografia do Autor

Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Faculdade de Educação
da Universidade Federal da Bahia; Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática
(ENCIMA)

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Publicado

2019-10-18

Como Citar

Silva, P. P., & de Oliveira, A. M. P. (2019). Afinal de Contas Quem Sou Eu? Ah, Este é o Grande Enigma!: (Re)negociação de Significados na (Des)construção do Nexo Identitário como Professora-Pesquisadora que Ensina sobre Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 515–535. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u515535

Edição

Seção

Artigos