Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12621Palavras-chave:
Percepção do ensino, Avaliação educacional, Estudantes de Odontologia, PeriodontiaResumo
O ambiente de aprendizagem de Periodontia foi analizado antes e após a reestruturação curricular através do Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Graduandos (2º, 3º, 4º anos; n = 266) foram divididos entre os currículos (n = 131). O total do DREEM, suas dimensões, notas de Periodontia e médias ponderadas foram comparadas. Para análise utilizou-se o teste t de Student e ANOVA (p < 0,05). Houve diferenças estatistícas nas dimensões dois (percepção sobre os professores) e cinco (relações sociais), nas notas da disciplina de periodontia e nas médias ponderadas entre ambos os currículos. Para cada ano, maiores pontuações foram obtidas na dimensão dois, nas notas de Periodontia e nas médias ponderadas no currículo atual. Ambos os currículos apresentaram uma correlação significativa entre as notas de Periodontia e a média ponderada. O total do DREEM não apresentou diferença significativa (p > 0,05). A implementação de um novo currículo teve impacto positivo importante na percepção dos alunos, o que refletiu no desempenho acadêmico.
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