Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular

Palavras-chave: Percepção do ensino, Avaliação educacional, Estudantes de Odontologia, Periodontia

Resumo

O ambiente de aprendizagem de Periodontia foi analizado antes e após a reestruturação curricular através do Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Graduandos (2º, 3º, 4º anos; n = 266) foram divididos entre os currículos (n = 131). O total do DREEM, suas dimensões, notas de Periodontia e médias ponderadas foram comparadas. Para análise utilizou-se o teste t de Student e ANOVA (p < 0,05). Houve diferenças estatistícas nas dimensões dois (percepção sobre os professores) e cinco (relações sociais), nas notas da disciplina de periodontia e nas médias ponderadas entre ambos os currículos. Para cada ano, maiores pontuações foram obtidas na dimensão dois, nas notas de Periodontia e nas médias ponderadas no currículo atual. Ambos os currículos apresentaram uma correlação significativa entre as notas de Periodontia e a média ponderada. O total do DREEM não apresentou diferença significativa (p > 0,05). A implementação de um novo currículo teve impacto positivo importante na percepção dos alunos, o que refletiu no desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Andreotti Damante, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Carla Andreotti Damante é professora associada do Departamentos de Prostodontia e periodontologia e da disciplina Periodontologia na Escola de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Periodontologia pela Universidade de São Paulo. 

Mariele Vertuan, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mariele Vertuan é doutoranda no Departamento de Ciências Biológicas, da Escola de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Mestre em Odontologia restauradora pela Universidade de São Paulo.

Iago Amantéa Hallgren, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Iago Amantéa Hallgren é cirurgião dentista graduado na Escola de Odontologia de Bauru e trabalha em consultório particular.

Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando é professora assistente do Departamento de Prostodontia e Periodontologia e da disciplina de Periodontologia na Escola de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Periodontologia pela Universiade de São Paulo.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
DAMANTE, C. A.; VERTUAN, M.; HALLGREN, I. A.; ZANGRANDO, M. S. R. Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-17, 6 dez. 2019.
Edição
Seção
Artigos