Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular

Palavras-chave: Percepção do ensino, Avaliação educacional, Estudantes de Odontologia, Periodontia

Resumo

O ambiente de aprendizagem de Periodontia foi analizado antes e após a reestruturação curricular através do Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Graduandos (2º, 3º, 4º anos; n = 266) foram divididos entre os currículos (n = 131). O total do DREEM, suas dimensões, notas de Periodontia e médias ponderadas foram comparadas. Para análise utilizou-se o teste t de Student e ANOVA (p < 0,05). Houve diferenças estatistícas nas dimensões dois (percepção sobre os professores) e cinco (relações sociais), nas notas da disciplina de periodontia e nas médias ponderadas entre ambos os currículos. Para cada ano, maiores pontuações foram obtidas na dimensão dois, nas notas de Periodontia e nas médias ponderadas no currículo atual. Ambos os currículos apresentaram uma correlação significativa entre as notas de Periodontia e a média ponderada. O total do DREEM não apresentou diferença significativa (p > 0,05). A implementação de um novo currículo teve impacto positivo importante na percepção dos alunos, o que refletiu no desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

Carla Andreotti Damante, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Carla Andreotti Damante is associate professor in Department of Prosthodontics and Periodontology, Discipline of Periodontology, Bauru School of Dentistry, University of São Paulo.

Mariele Vertuan, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mariele Vertuan is MSc student in Department of Operative Dentistry, Endondontics and Dental Materials, Bauru School of Dentistry, University of São Paulo.

Iago Amantéa Hallgren, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Iago Amantéa Hallgren is dental surgeon graduated in Bauru School of Dentistry and working in private practice.

Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando is an assistant professor in Department of Prosthodontics and Periodontology and in the discipline of Periodontology at Bauru School of Dentistry, University of São Paulo. MSc and PhD in Periodontology by University of São Paulo.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
DAMANTE, C. A.; VERTUAN, M.; HALLGREN, I. A.; ZANGRANDO, M. S. R. Percepção dos estudantes de Odontologia relacionado ao ambiente de ensino da Periodontia após reestruturação curricular. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-17, 6 dez. 2019.
Edição
Seção
Artigos