O mapa conceitual na formação inicial de professores
percepção de futuros docentes em uma universidade pública espanhola
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14844Palavras-chave:
Mapas conceptuais, Magistério, Facultade de educação, Formação inicial do professoradoResumo
O mapa conceitual é um recurso educacional cujos benefícios são apoiados por pesquisas de prestígio. Não obstante, seu uso pelos professores é geralmente escasso e ineficiente. O objetivo principal desta pesquisa é analisar em que medida os professores em formação conhecem, usam e atribuem valor a esta ferramenta, explorando também como percebem a formação recebida. Para isso, propõe-se uma abordagem quantitativa com base nos dados gerados pelos alunos do 1º e 4º ano do magistério em uma faculdade de educação espanhola. Os resultados mostram uma baixa familiaridade de todos os grupos com o mapa conceitual, embora os estudantes atribuam um grande potencial educacional. Além disso, os alunos consideram insuficiente a formação recebida com esta ferramenta, o que consideramos um problema quando nos encontramos num contexto em que a organização e o tratamento da informação são uma competência chave.
Downloads
Referências
AGUADED, Ignacio; CALDEIRO, María del Carmen. Alfabetización comunicativa y competencia mediática en la sociedad hipercomunicada. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU), Lima, v. 9, n. 1. 2015. DOI: https://doi.org/10.19083/ridu.9.379.
AGUILAR, Manuel Francisco. El mapa conceptual una herramienta para aprender y enseñar. Plasticidad y restauración neurológica, v. 5, n. 1, p. 62-72, ene./jun. 2006. Disponible en: https://www.uaa.mx/direcciones/dgdp/defaa/descargas/ElMapaConceptual.pdf. Recuperado en: 30 jul. 2019.
CHROBAK, Ricardo; LEIVA BENEGAS, Marín. Mapas conceptuales y modelos didácticos de profesores de química. In: SECOND INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPING (CMC), 2006. Anais… San José, 2006. Disponible en: https://pdfs.semanticscholar.org/0695/ee989873e496e18a6074ca70ccaa43664061.pdf. Recuperado en: 23 oct. 2019.
DÍAZ, Frida; HÉRNANDEZ, Gerardo. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México: McGraw-Hill, 2002.
FREIRE-MAIA, Fernanda; MATOS, Flávio; LARA, João Henrique; NOGUEIRA, Mauro Henrique; REGINA, Célia; SILVA, Lilia; SILAMI, Claudia; DE ANDRADE, Maria de Lourdes; NORONHA, Julio Carlos; RAID, Alessandra; RODRIGUES, Thiago. Avaliação da utilização dos mapas conceituais em disciplinas do curso de Odontologia da UFMG na percepção dos estudantes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 34-48. 2011. Disponible en: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2019/1354. Recuperado en: 30 jul. 2019.
GALLENSTEIN, Nancy. Concept mapping for learners of all ages. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada, v. 4, n.1, 2013. Disponible en: http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/42. Recuperado en: 30 jul. 2019.
GONZÁLEZ GARCÍA, Fermín; GURUCEAGA ZUBILLAGA, Aranzazu; POZUETA MENDIA, Edurne; PORTA CUÉLLAR, Sonia. Una aproximación al conocimiento de una profesora universitaria, agente de buenas prácticas docentes, utilizando mapas conceptuales. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v. 14, n. 3, p. 117–130, 2010. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42901/24780. Recuperado en: 19 oct. 2019.
GONZÁLEZ, Natalia; OCEJA, Jorge; SALCINES TALLEDO, Irina. La Integración de Flipped Classroom, Redes Sociales y Blogfolios en Educación Superior. Percepción de los alumnos de 4o de Grado de Magisterio en Educación Infantil de la Universidad de Cantabria. In: CONGRESO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA, 2015, Santander: Universidad de Cantabria.
GORBANEFF, Yuri; CANCINO, Alejandra. Mapa conceptual para el aprendizaje basado en problemas. Estudios Gerenciales, Cali, v. 25, n. 110, p. 111-124. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/S0123-5923(09)70064-6.
HARPAZ, Irit; BALIK, Chaya; EHRENFELD, Mally. Concept mapping: an educational strategy for advancing nursing education. Nursing Forum, v. 39, p. 27-36. Ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0029-6473.2004.00027.x.
MILLER, Norma; CAÑAS, Alberto; NOVAK, Joseph. Concepciones sobre Mapas Conceptuales de los Docentes Panameños. I+D Tecnológico, v. 5, n. 1, p. 13-23, 2006. Disponible en: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/id-tecnologico/article/view/139. Recuperado en: 30 jul. 2019.
MONTIEL ALBORNOZ, Kattie; GOUVEIA, Edith. Los mapas conceptuales como técnica cognitiva para el aprendizaje significativo de la geografía física. Omnia, Maracaibo, v. 13, n. 179, p.79-104. 2007. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/737/73713105.pdf. Recuperado en: 30 jul. 2019.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceptuales y aprendizaje significativo en ciencias. Revista Chilena de Educación Científica, v.4, n.2, p. 38–44, 2005. Disponible en: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasesp.pdf. Recuperado en: 23 oct. 2019.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, Bob. Aprendiendo a aprender. Barcelona: Martínez Roca, 1988.
NOVAK, Joseph D. A theory of education. Cornell: Cornell University Press, 1977.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Technical Report IHMC CmapTools. Institute for
Human and Machine Cognition, 2006. Disponible en: http://cmap.ihmc.us/docs/pdf/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf.
OJEDA, Ángela; CUELLAR, Fernando; GONZÁLEZ, Lázara; PINEDO, Patricia; HERNÁNDEZ, Mary Esther. Los mapas conceptuales: una poderosa herramienta para el aprendizaje significativo. Acimed, Ciudad de La Habana, v. 15, n. 5. 2007. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352007000500009. Recuperado en: 30 jul. 2019.
PICHS FERNÁNDEZ, Alemys; PONJUÁN DANTE, Gloria. La Cultura Informacional y su delimitación: el caso de los contextos académicos. Ciencias de la Información, La Habana, v. 46, n.2, p. 25-31. 2014. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181432443005. Recuperado en: 30 jul. 2019.
ROMERO, Jose María. El mapa conceptual como herramienta en la educación del siglo XXI. In: MOHAMMED, El Homrani; CONDE, Alfonso; BAEZ, Diego Enrique (coord.). La educación actual: nuevos retos, nuevas tareas. Granada: Ediciones Adeo, 2015.
SCHETTINI, Patricia. Análisis de datos cualitativos en la investigación social. La Plata: Edit. Univ. de la Plata, 2015.
TOIGO, Adriana; MOREIRA, Marco Antonio; COSTA, Sayonara Salvador. Revisión de la literatura sobre el uso de mapas conceptuales como estrategia didáctica y de evaluación. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 305-339. 2012. Disponible en: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141712. Recuperado en: 20 oct. 2019.
VALDÉS, María Dolores; MENÉNDEZ, Luis; GIRALDO, V. Los mapas conceptuales: un recurso para el aprendizaje apoyado en tecnologías. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, Sevilla, n. 28, p- 88-97. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61328. Recuperado en: 30 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).