Introdução no ensino do conceito de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Moa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14969Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Educação superior, Transformação da realidadeResumo
A introdução dos pressupostos teóricos do desenvolvimento sustentável na sociedade tornou-se uma necessidade social de praticamente todas as atividades econômicas, sociais e políticas do mundo. O ensino superior é uma das maneiras pelas quais a filosofia da sustentabilidade pode se tornar uma ferramenta real para a transformação da realidade planetária, e o desenvolvimento sustentável é um paradigma nesse processo, principalmente por meio da formação profissional. Nesta pesquisa, é feita uma proposta sobre como introduzir os pressupostos desse conceito na Universidade de Moa. É necessário introduzir os fundamentos do conceito nos assuntos em que se estuda a relação homem - natureza - sociedade, considerando que a partir daqui é possível criar a base para a compreensão das complexidades epistemológicas do conceito de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Referências
DÍAZ, Reynol; ESCÁRCEGA, Susana. Desarrollo sustentable: Oportunidad para la vida. México: McGraw – Hill/Interamericana Ed., S. A. de CV, 2009.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidad, racionalidad, complejidad, poder. México: Siglo Veintiuno Ed., S. A de CV, 1998.
GUIMARÃES, Roberto P. El desarrollo sustentable: ¿Propuesta alternativa o retórica neoliberal?. Revista EURE, Santiago de Chile, v. 20, n. 61, p. 41-56, 1994.
GUDYNAS, Eduardo. Economía, Ecología y Ética del desarrollo sostenible. Uruguay: Editora Coscoroba, 2004.
MONTERO PEÑA, Juan Manuel. El desarrollo sustentable en la minería. 2001. Orientadores: Clara Elisa Miranda Vera, Eulicer Fernández Maresma. Tesis de Maestría (Tesis en Opcion al Titulo Academico de Master en Ciencia – Tecnologia – Sociedad) – Facultad de Humanidades, Universidad de Cienfuegos, Moa, 2001.
MONTERO PEÑA, Juan Manuel. El desarrollo compensado como alternativa de sustentabilidad en la minería (aprehensión ético – cultural). 2006. Orientadores: Jorge Núñez Jover, Eulicer Fernández Maresma, José Otaño Noguel. Tesis de Doctorado (Tesis en Opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Filosóficas) – Facultad de Filosofía, Universidad de la Habana, La Habana, 2006.
MONTERO PEÑA, Juan Manuel. La “Maestría en desarrollo sustentable en la actividad minero – metalúrgica”: una visión desde los estudios sociales de la ciencia y la tecnología. Revista Caribeña de las Ciencias Sociales, Universidad de Málaga, España, ene. 2014. Disponible en: http://xn--caribea-9za.eumed.net/wp-content/uploads/estudios-sociales.pdf. Acceso en: 27 mayo 2019.
VILLARRUEL FUENTES, M. Educación Superior y desarrollo sustentable. Revista Iberoamericana de Educación. v. 38, n. 4, p. 1-7, 10 abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3842641. Disponible en: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1214Villarruel.pdf. Acceso en: 24 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.