Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica
uma experiência contra evasão e retenção
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15379Palavras-chave:
Bioquímica, Educação, Ensino superior, TutoriaResumo
Taxada como uma disciplina de difícil apreensão pelos estudantes, a Bioquímica possui índices elevados de retenção nos cursos da área da saúde. Entre as peculiaridades que explicam a aversão que lhe é atribuída, está a imprescindibilidade de um sólido repertório de conhecimentos básicos em Química e Biologia, muitas vezes deficiente na formação prévia dos graduandos, que têm origem em contextos socioeducacionais desiguais. Destarte, objetivou-se discutir neste trabalho a experiência desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo, onde foi organizado um curso multidisciplinar de revisão de conteúdos do ensino médio por meio de tutorias de Biologia e Química. A partir da autoavaliação realizada pelos cursistas, verificou-se a necessidade de implementar o projeto como política definitiva, garantindo condições iguais de permanência na universidade conforme prevê a Constituição.
Downloads
Referências
ANDRADE, Raissa Silva Bacelar; SILVA, Ayres Fran da Silva; ZIERER, Maximiliano de Souza. Avaliação das dificuldades de aprendizado em Bioquímica dos discentes da Universidade Federal do Piauí. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 24-39, 2015. Disponível em: http://www.bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/690. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i1.690.
BRASIL. Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, 29 ago. 2012.
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho 2014. Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Brasília; 2014. Diário Oficial da União, 26 jun. 2014; seção 1 (edição extra): 1, 2014.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201710167954.
FONAPRACE. Observatório do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. In: V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES - 2018. Brasília, 2019.
HEIDRICH, Denise Nogueira; ANGOTTI, José André Peres. Implantação e avaliação de ensino semipresencial em disciplinas de Bioquímica utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, v. 8, n.1, p. 45-58, 2010. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/42. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v8i1.42.
INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. Tradução e apresentação de Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo/Rio de Janeiro: Loyola/Editora PUC-Rio, 2003.
PEREIRA, Alexandre Severino. Retenção discente nos cursos de graduação presencial da Ufes. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2013.
PINHEIRO, Tamara Deise Lins; DA SILVA, Juliana Alves; DE SOUZA, Pamella Ramona; DO NASCIMENTO Magnely Moura; DE OLIVEIRA, Hermógenes David. Ensino de Bioquímica para acadêmicos de Fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 25-35, 2009. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/35. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v7i1.35.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-880, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155688.
SILVEIRA, Joice Trindade; ROCHA, João Batista Teixeira. Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de Bioquímica: uma revisão sistemática. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 7-21, 2016. Disponível em: http://www.bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/630. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i3.630.
TINTO, Vicent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 45, n. 1, p. 89-125, Mar. 1975. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543045001089.
TINTO, Vicent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2nd ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
TYMOCZKO, John L; BERG, Jeremy M; STRYER, Lubert. Bioquímica Fundamental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
ZENI, Ana Lúcia Bertarello. Conhecimento prévio para a disciplina de Bioquímica em cursos da área da saúde da Universidade Regional de Blumenau – SC. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 16-29, 2010. Disponível em: http://www.bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/39. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v8i1.39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.