Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica

uma experiência contra evasão e retenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15379

Palavras-chave:

Bioquímica, Educação, Ensino superior, Tutoria

Resumo

Taxada como uma disciplina de difícil apreensão pelos estudantes, a Bioquímica possui índices elevados de retenção nos cursos da área da saúde. Entre as peculiaridades que explicam a aversão que lhe é atribuída, está a imprescindibilidade de um sólido repertório de conhecimentos básicos em Química e Biologia, muitas vezes deficiente na formação prévia dos graduandos, que têm origem em contextos socioeducacionais desiguais. Destarte, objetivou-se discutir neste trabalho a experiência desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo, onde foi organizado um curso multidisciplinar de revisão de conteúdos do ensino médio por meio de tutorias de Biologia e Química. A partir da autoavaliação realizada pelos cursistas, verificou-se a necessidade de implementar o projeto como política definitiva, garantindo condições iguais de permanência na universidade conforme prevê a Constituição.

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Biografia do Autor

Christyan Lemos Bergamaschi, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Mestre em Ciências Biológicas – Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialista em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Ufes).

Lucas Soares Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Graduando em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica.

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (Nepefil/Ufes). Possui mestrado em Estudos de Linguagens (Posling/Cefet-MG) e doutorado em Educação (Ufes).

Rita Gomes Wanderley Pires, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia da Ufes e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Espírito Santo (Fapes). Possui mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no Robarts Research Institute (Canadá).

Cristina Martins e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde faz parte do Laboratório de Neuroquímica e Comportamento (LabNeC-Ufes). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia da Ufes. Possui mestrado e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no Robarts Research Institute (Canadá).

Joselito Nardy Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Coordenador do GIBBA (Grupo de Investigação em Bioquímica e Biofísica Ambiental) e professor de Bioquímica no CCS/Ufes. Integra o programa em rede nacional PROFQUI-Mestrado Profissional em Química-IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) vinculado a várias instituições federais e coordenado pela UFRJ. Possui mestrado em Agroquímica (UFV) e doutorado em Ciências (Bioquímica/Fisico-Química) pela Universidade Estadual de Campinas.

Juliana Barbosa Coitinho, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia da Ufes. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Uppsala University (Suécia).

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Publicado

18-05-2020

Como Citar

BERGAMASCHI, C. L.; BATISTA, L. S.; GONÇALVES, E. C.; PIRES, R. G. W.; MARTINS E SILVA, C.; RIBEIRO, J. N.; COITINHO, J. B. Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica: uma experiência contra evasão e retenção. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15379. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15379. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos