Abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico
uma experiência em Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16211Palavras-chave:
Ensino de Engenharia, Educação superior, Avaliação de reaçãoResumo
Os períodos iniciais dos cursos de Engenharia são formados por disciplinas do chamado “núcleo básico”, que são disciplinas, geralmente, difíceis e desmotivadoras para a maior parte dos estudantes por não se assemelharem com a parte prática do curso. Assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem da disciplina Desenho Técnico. O método desenvolvido foi baseado no Ciclo de Aprendizagem Experiencial de Kolb, e buscou unir conhecimentos teóricos e práticos, relacionados à disciplina em questão e ligados ao curso de Engenharia Florestal. Os resultados apontam a metodologia proposta como uma forma promissora para incentivar o interesse dos alunos pela disciplina. Recomenda-se que outras metodologias de ensino-aprendizagem de disciplinas básicas das Engenharias sejam criadas/adaptadas e disseminadas, possibilitando um processo centrado no aprendizado do discente.
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