Saberes docentes e professores iniciantes

dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior

Autores

  • Juliana Santos da Conceição Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970

Palavras-chave:

Ensino superior, Saberes docentes, Professor iniciante

Resumo

A temática voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prática docentes. Questionamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prática profissional e de pesquisa. Este artigo apresenta resultados obtidos em uma dissertação de mestrado que investigou o perfil e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quantitativa e qualitativa, utilizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos Lattes, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível identificar quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prática profissional; e o saber adquirido nas relações constituídas na instituição. Acredita-se que a reflexão sobre a prática dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Santos da Conceição, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: formação de professores, saberes docentes e ensino superior.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Realizou doutorado em educação na Pontifíciacia Universidade Católica do Rio de Janeiro e estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. É professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa de Formação e Profi ssão Docente (FORPROFI/UFOP) e Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/UFMG).

Referências

ALMEIDA, P. C. A; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. São Paulo. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da Educação Superior no Brasil. 2010.

BRASIL. Lei 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, 1996. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2012.

CHAMLIAN, H. C. Docência na Universidade: professores inovadores na USP. São Paulo. Cadernos de Pesquisa, v. 118, p. 41-64, 2003.

CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, C. (Org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação acadêmico-profissional compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: EGGERT, E. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

FERENC, A. V. F; SARAIVA, A. C. L. C. Os professores universitários, sua formação pedagógica e suas necessidades formativas. In: DALBEN, A. I. L. F. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 1998.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2013.

HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Portugal: Mc Graw-Hill, 1998.

HUBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1992, p. 31-61.

ISAIA, S. M. A. Desafi os à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Inep. Coleção Educação Superior em Debate, v. 5, 2006.

ISAIA, S. M. A; BOLZAN, D. P. V; GIORDANI, E. M. Movimentos construtivos da docência superior: delineando possíveis ciclos de vida profissional docente. In: 30ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, Caxambu: ANPED, 2007.

LUDKE, M.; BOING, L. A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, 2004. v. 25, n. 89, p.1.159-1.180, set/dez. 2004.

MARIANO, A. L. S. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPED e do ENDIPE. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 9–36, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1970. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos