Conflitos organizacionais

a utilização da Educação a Distância para ensinar esse conteúdo nos Cursos de Graduação da Área da Saúde

Autores

  • Carla Aparecida Spagnol Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1588-2109
  • Eliane Marina Palhares Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5270-7006
  • Solange Cervinho Bicalho Godoy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Renata Lacerda Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1992

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino, Conflito (psicologia), Enfermagem

Resumo

O tema conflito organizacional é difícil de ser trabalhado somente com aulas expositivas, pois é um fenômeno que depende da situação, das pessoas envolvidas e do contexto em que ocorreu. Atualmente as tecnologias educacionais digitais são utilizadas em cursos na modalidade presencial ou a distância, tornando-se indispensável utilizar metodologias ativas. Este artigo é um relato de experiência que tem o objetivo de descrever e analisar uma disciplina a distância, que utiliza um material multimídiático e a plataforma Moodle como ferramentas para o ensino de graduação da área da saúde. O referido material e as tarefas assíncronas da disciplina foram constituídos por texto de referência, material audiovisual, banco com situações de conflito e WIKI. Observou-se que a disciplina desenvolvida na modalidade a distancia com o apoio do material multimidiático obteve avaliação positiva, por se tratar de uma ferramenta de ensino interativa, que incita a reflexão sobre a vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Spagnol, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990); Especialização em Administração da Assistência de Enfermagem em Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1991); Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000); Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006) com período sanduíche na Université Vincennes Saint Denis Paris 8; e Especialização em Análise Institucional, Esquizodrama e Esquizoanalise: clínica de indivíduos, grupos, organizações e redes sociais pelo Instituto Gregório Baremblitt (2012).

Eliane Marina Palhares Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP (2004) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995).

Solange Cervinho Bicalho Godoy, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), habilitação em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1987), licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (1988), especialização em Sistematização da Assistência em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade de Mogi das Cruzes (1991), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Pós- doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (2015).

Downloads

Publicado

15-10-2013

Como Citar

SPAGNOL, C. A.; GUIMARÃES, E. M. P.; GODOY, S. C. B.; MARQUES, R. L. Conflitos organizacionais: a utilização da Educação a Distância para ensinar esse conteúdo nos Cursos de Graduação da Área da Saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 3, p. 4–12, 2013. DOI: 10.35699/2237-5864.2013.1992. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1992. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)