Capacitação profissional

a opção pela telenfermagem

Autores

  • Eliane Marina Palhares Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5270-7006
  • Solange Cervinho Bicalho Godoy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Driely Suzy Soares Assis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1998

Palavras-chave:

Telenfermagem, Educação a distância, Tecnologia em saúde, Capacitação em serviço

Resumo

Trata-se de um relato da experiência do Projeto Telenfermagem, que tem como objetivo descrever as ações realizadas com enfoque na capacitação profissional. São realizadas atividades de educação permanente, na modalidade a distância, utilizando como ferramentas videoconferências e teleconsultorias. Essas atividades atendem às necessidades apontadas pelos profissionais do serviço, tendo como referência a demanda assistencial, norteando as discussões temáticas e constituindo-se como subsídio para a tomada de decisão na resolução dos casos clínicos. Os resultados alcançados apontam para a importância da incorporação da tecnologia nos processos de capacitação das equipes de saúde de forma individual e em grupo, assim como para a qualificação da assistência, à medida que permite ao profissional o acesso às oportunidades de capacitação como parte do seu processo de trabalho e reduz os deslocamentos dos pacientes para uma avaliação especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Marina Palhares Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP (2004) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora associada II da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

Solange Cervinho Bicalho Godoy, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2001), doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e pós- doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (2015). É professora Associada nível 1 da carreira de magistério superior da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Driely Suzy Soares Assis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Participação em pesquisas relacionadas ao Projeto Telenfermagem e na área de Enfermagem Psiquiátrica. Possui experiência em Clínica médica e Urgência e Emergência pelo Hospital das Clínicas da UFMG e Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Downloads

Publicado

15-10-2013

Como Citar

GUIMARÃES, E. M. P.; GODOY, S. C. B.; ASSIS, D. S. S. Capacitação profissional: a opção pela telenfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 3, p. 62–69, 2013. DOI: 10.35699/2237-5864.2013.1998. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1998. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)