O currículo nos mestrados acadêmicos de Administração na região Sul do Brasil

crítica à formação do docente de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19920

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Administração

Resumo

O objetivo foi analisar os aspectos curriculares da formação de professores nos programas de mestrado acadêmico da região Sul do Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de caso descritivo e de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar, nos mestrados acadêmicos situados na região Sul do país, quais disciplinas de formação docente existem e como elas são desenvolvidas nos projetos políticos pedagógicos. Os resultados apontam para uma desvinculação dos programas de pós-graduação com o desenvolvimento dos saberes docentes e as competências didático-pedagógicas importantes para o ensino na graduação em Administração. Ainda existe forte vinculação dos mestrados a uma tendência de produtivismo acadêmico, revelando ótica fordista no sistema educacional superior.

Biografia do Autor

  • Rosely Cândida Sobral, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

    Graduada em Administração (UNESPAR/FECILCAM-1996), Mestre em Administração (UEM/UEL-2006) e Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE-2019). Professora adjunta do Colegiado de Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu.

  • Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

    Graduada em Pedagogia (PUCRS-2001), Mestre em Educação (UFPR-2007) e Doutora em Educação (UFPR-2011). Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia, do Centro de Letras, Educação e Saúde e do Mestrado em Ensino da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu.

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Publicado

09-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O currículo nos mestrados acadêmicos de Administração na região Sul do Brasil: crítica à formação do docente de Administração. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.19920. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19920. Acesso em: 19 dez. 2024.