Mudando de conversa com ambientes colaborativos de aprendizado

experiência com oficinas de blogs na Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior-GIZ/UFMG

Autores

  • Antônio Mendes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2008

Palavras-chave:

Blogs, Aprendizagem com blogs, Aprendizagem colaborativa

Resumo

Este texto apresenta algumas questões básicas que estão ligadas à necessidade de maior valorização da docência de nível superior e à apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs pelos professores interessados em inovar em suas aulas. Nele é mostrado como um professor, no papel de designer de seus cursos, pode, com o uso de blogs, criar um ambiente no qual os alunos assumam, com o seu apoio, o próprio processo de aprendizado, de forma evolutiva, aberta, conectada, contextualizada e diversificada. Descreve ao seu final um quadro de referência, que pode auxiliar na mudança de conversa nas aulas e viabilizar novos modos de participação através de diversos estágios evolutivos e crescentes, em que novos papéis são exercidos por alunos e professores, constituindo um ambiente de aprendizado colaborativo baseado nos blogs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Mendes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966) e mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971). Atualmente é coordenador Curso de Especialização à Distância em Informática e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. É assessor do GIZ Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

15-10-2012

Como Citar

RIBEIRO, A. M. Mudando de conversa com ambientes colaborativos de aprendizado: experiência com oficinas de blogs na Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior-GIZ/UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 2, p. 14–41, 2012. DOI: 10.35699/2237-5864.2012.2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2008. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)