Mudando de conversa com ambientes colaborativos de aprendizado
experiência com oficinas de blogs na Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior-GIZ/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2008Palavras-chave:
Blogs, Aprendizagem com blogs, Aprendizagem colaborativaResumo
Este texto apresenta algumas questões básicas que estão ligadas à necessidade de maior valorização da docência de nível superior e à apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs pelos professores interessados em inovar em suas aulas. Nele é mostrado como um professor, no papel de designer de seus cursos, pode, com o uso de blogs, criar um ambiente no qual os alunos assumam, com o seu apoio, o próprio processo de aprendizado, de forma evolutiva, aberta, conectada, contextualizada e diversificada. Descreve ao seu final um quadro de referência, que pode auxiliar na mudança de conversa nas aulas e viabilizar novos modos de participação através de diversos estágios evolutivos e crescentes, em que novos papéis são exercidos por alunos e professores, constituindo um ambiente de aprendizado colaborativo baseado nos blogs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).