O Giz na UFMG

entrevista com os professores Ângelo de Moura Guimarães e Antônio Mendes Ribeiro

  • Ângelo de Moura Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Antônio Mendes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Ariane Barbosa Lemos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2050-3655
  • Rafaela Esteves Godinho Leal Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1410-6645

Resumo

Os professores aposentados da UFMG Ângelo Guimarães e Antônio Mendes integram a equipe de colaboradores do Giz desde sua fundação em 2008. O Giz é uma Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Há 10 anos, os professores participam de diversas inciativas do Giz, personificando a missão da instituição, no que se refere ao desenvolvimento, à inovação e à colaboração. Tendo como base de formação e campo de atuação a Ciência da Computação e a Engenharia, testemunharam avanços tecnológicos que condizem com os princípios de autonomia e valorização das pessoas. São mais de quatro décadas dedicadas à docência, sendo a última delas de colaboração ininterrupta às práticas educacionais encampadas pelo Giz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo de Moura Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Antônio Mendes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Ariane Barbosa Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Mestre em Ciência da Informação e especialista em Gestão Estratégica da Informação pela ECI/UFMG. Graduada em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pelo Centro Universitário UNI-BH. Integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz).

Rafaela Esteves Godinho Leal, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (SENAC-MG) e graduada em Pedagogia pela FAE/UFMG. É pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, atuando na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz).

Publicado
2018-07-11
Como Citar
GUIMARÃES, ÂNGELO DE M.; RIBEIRO, A. M.; LEMOS, A. B.; LEAL, R. E. G. O Giz na UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 272-281, 11 jul. 2018.
Seção
Entrevistas