Planejamento educacional no Percurso Formativo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2012Palavras-chave:
Planejamento, Trabalho docente, Ensino superiorResumo
O planejamento precisa ser uma prática constante no trabalho docente, em especial no ensino superior. Mas o que fazer com a ementa e a bibliografia, como organizar as unidades programáticas? Precisamos refletir sobre o planejamento educacional para o reconhecimento de sua importância no resultado de cada semestre, ou seja, que os alunos desenvolvam minimamente os conhecimentos que são imprescindíveis naquela área de conhecimento. Discutiremos o conceito de planejamento, elementos que envolvem o processo de planejamento no ensino superior e as questões que foram discutidas no decorrer do percurso formativo 2010/2 no que concerne ao tema planejamento.
Referências
CUNHA, M. I. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.
GIL, A. C. Como planejar o ensino. In: GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2007. p. 94-108.
HOUAISS, A. Dicionário eletrônico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, A. A. A. dos; SANTOS, F. F. (Org.) Itens do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MATTOS, Lúcia. Avaliação da aprendizagem acadêmica. Belo Horizonte: FEAD, 2005.
MATTOS, Lúcia. Planejando a aula no ensino superior: estratégias didáticas e recursos tecnológicos que dinamizam a aprendizagem. Belo Horizonte: FEAD, 2005.
MORAIS, M. M. A sala de aula no contexto da educação do século 21. Brasília: Inep, 2005.
PINHEIRO, H. F. Técnica legislativa. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Freitas Bastos,1962.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Pairos, 2000.
TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Mackenzie:Cortez, 2003.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).