Multimídia
um complemento ao ensino tradicional da Semiologia Pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2016Palavras-chave:
Ensino, Educação médica, Multimídia, Semiologia, PediatriaResumo
O termo semiologia refere-se ao “estudo e descrição de sinais e sintomas de uma doença”. Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, a Semiologia Pediátrica é ministrada no 3º ano do curso de graduação em Medicina. Como seu ensino ocorre junto a pacientes frequentemente em estado crônico e debilitado, ele geralmente é dado de forma parcial, em respeito ao cansaço e/ou à privacidade da criança ou do adolescente. Para tentar solucionar esse impasse, foi proposto o desenvolvimento de um material multimídia que pudesse complementar o ensino da Semiologia Pediátrica. Após revisão bibliográfica e extenso planejamento, foram feitas filmagens e fotografias do exame físico normal da criança e do adolescente dentro dos princípios éticos, elaboração dos textos pertinentes e desenvolvimento de um programa contendo todo o conteúdo produzido. O programa foi denominado “Semiologia Pediátrica Virtual” e possibilitará uma abordagem mais ética do paciente, otimizando o ensino de Pediatria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).