Saúde ambiental

responsividade de um processo investigativo e a construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2017

Palavras-chave:

Epistemologia, Saúde Ambiental, Ensino

Resumo

No Brasil, a expressão “saúde ambiental” é definida pelo Ministério da Saúde como uma área da saúde pública que, junto ao conhecimento científico, atua na formulação de políticas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural. Como outras áreas específicas do ensino e da educação, busca, ainda, a consolidação do movimento para a qualificação desse conhecimento, no sentido de se tornar responsiva à população assistida. O objetivo deste trabalho foi construir um percurso pesquisacional participativo com o meio investigado, que possibilitasse entendimentos sobre a relação ciência e sociedade. Mantendo olhar crítico sobre tal movimento, entendemos que os métodos pesquisacionais e seus meios de significação, como construção de conhecimento para o desenvolvimento, encontram-se sob uma tensão de forças opostas: a natureza e a sociedade. Assim, esse processo investigativo levou-nos a problematizar essa natureza que os protagonistas colocam em seus discursos, construindo caminhos significativos às melhorias societárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Quandt, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, SC,Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade da Região de Joinville (Univille), mestrado (2012) e doutorado (2014) em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos temas: saúde ambiental, educação ambiental e saúde coletiva.

Downloads

Publicado

07-01-2016

Como Citar

QUANDT, F. L. Saúde ambiental: responsividade de um processo investigativo e a construção do conhecimento. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 153–182, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2017. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos