Saúde ambiental
responsividade de um processo investigativo e a construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2017Palabras clave:
Epistemologia, Saúde Ambiental, EnsinoResumen
No Brasil, a expressão “saúde ambiental” é definida pelo Ministério da Saúde como uma área da saúde pública que, junto ao conhecimento científico, atua na formulação de políticas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural. Como outras áreas específicas do ensino e da educação, busca, ainda, a consolidação do movimento para a qualificação desse conhecimento, no sentido de se tornar responsiva à população assistida. O objetivo deste trabalho foi construir um percurso pesquisacional participativo com o meio investigado, que possibilitasse entendimentos sobre a relação ciência e sociedade. Mantendo olhar crítico sobre tal movimento, entendemos que os métodos pesquisacionais e seus meios de significação, como construção de conhecimento para o desenvolvimento, encontram-se sob uma tensão de forças opostas: a natureza e a sociedade. Assim, esse processo investigativo levou-nos a problematizar essa natureza que os protagonistas colocam em seus discursos, construindo caminhos significativos às melhorias societárias.
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