Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático

um relato de caso da disciplina Sistemas, Processadores e Periféricos - Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG

Autores

  • Ricardo de Oliveira Duarte Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7904-9074
  • Pedro Francisco Donoso Garcia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2024

Palavras-chave:

Ensino Orientado para Projetos, Projeto de Processadores, Aulas de Laboratório, Aprendizagem Baseada em Problemas, Videoaulas

Resumo

Este artigo descreve uma experiência no ensino de projeto de processadores e sistemas microprocessados em uma disciplina teórico-prática de Sistemas, Processadores e Periféricos, para os cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende-se mostrar como tem sido desenvolvida essa disciplina por meio da utilização das metodologias ativas de ensino (Orientada para Projetos) e a construção de material didático, norteada por essa metodologia. Considera-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, motivando os alunos a adquirir conhecimentos sólidos por meio do material didático desenvolvido e apresentando suas próprias soluções de projeto, em vez da simples repetição de experimentos predeterminados. Os resultados observados são maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos e interação dos alunos da disciplina na procura de soluções adequadas aos trabalhos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Microeletronica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1992) e doutorado em Microelectronique - Institut Polytechnique de Grenoble (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Eletrônica.

Pedro Francisco Donoso Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Opção Eletrônica, mod. industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Atualmente é professor Titular no departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na área de Engenharia Eletrônica. Membro do Grupo de Eletrônica de Potência - GEP do DELT/UFMG.

Downloads

Publicado

15-10-2011

Como Citar

DUARTE, R. de O.; GARCIA, P. F. D. Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático: um relato de caso da disciplina Sistemas, Processadores e Periféricos - Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 112–127, 2011. DOI: 10.35699/2237-5864.2011.2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2024. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos