Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático
um relato de caso da disciplina Sistemas, Processadores e Periféricos - Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2024Palabras clave:
Ensino Orientado para Projetos, Projeto de Processadores, Aulas de Laboratório, Aprendizagem Baseada em Problemas, VideoaulasResumen
Este artigo descreve uma experiência no ensino de projeto de processadores e sistemas microprocessados em uma disciplina teórico-prática de Sistemas, Processadores e Periféricos, para os cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende-se mostrar como tem sido desenvolvida essa disciplina por meio da utilização das metodologias ativas de ensino (Orientada para Projetos) e a construção de material didático, norteada por essa metodologia. Considera-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, motivando os alunos a adquirir conhecimentos sólidos por meio do material didático desenvolvido e apresentando suas próprias soluções de projeto, em vez da simples repetição de experimentos predeterminados. Os resultados observados são maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos e interação dos alunos da disciplina na procura de soluções adequadas aos trabalhos propostos.
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