Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner
a experiência do projeto EEFD Baixada
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20292Palavras-chave:
Formação docente, Extensão, EscolaResumo
O presente trabalho tem por objetivos apresentar um relato de experiências desenvolvidas pelo projeto de extensão “Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento (EEFD Baixada)” e refletir sobre as potencialidades de aproximação com a concepção de extensão popular e com a construção de um terceiro espaço na formação docente. Como procedimentos metodológicos foram realizadas análises dos trabalhos publicados pelo projeto. O terceiro espaço tem sido debatido como uma proposta de superação da desconexão entre a escola e a universidade, propondo uma reestruturação da organização e atuação dos sujeitos envolvidos nessa relação. Contando com a dialogicidade como uma base fundamental, a extensão popular tem se apresentado como a principal saída para a tradicional concepção assistencialista e unilateral. Desse modo, no presente projeto de extensão, é possível identificar algumas pistas de espaços de dialogicidade dentro do âmbito institucional (universidade), escolar e profissional.
Downloads
Referências
BARBOSA, Cássia et al. Protagonismo discente nas aulas de Educação Física. In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ, 10., 2019, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ... Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 261-262. Disponível em: https://sistemasiac.ufrj.br/cadernoController/gerarCadernoResumo/35000000. Acesso em: 18 abr. 2020.
BARBOSA, Cássia; CATTAN, Caroline; PIMENTEL, Danielle. EEFD Baixada: Identidade e profissão docente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.
BENINCÁ, Dirceu; CAMPOS, Fernando Silva. Extensão Popular: uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 145-156, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7247. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7247.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
CARMO, Caroline do; SARTI, Renato. Projeto de Extensão EEFD Baixada: ações do eixo de formação docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2017. p. 1889-1891. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zOdXU0QN9o1jHKDtPv7BDccJSV0HdF8P/view. Acesso em: 18 abr. 2020.
CATTAN, Caroline et al. O impacto na formação: a ação de extensão Encontro De Lá Pra Cá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21., 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 2501-2502. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/anais/2019. Acesso em: 18 abr. 2020.
CERRI, Luiz Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. Revista história, histórias, Brasília, v. 1, n. 2, p. 167-186, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730.
COSTA, Cássia; LÔBO, Natália; CEZÁRIO, Daiana; SARTI, Renato. EEFD baixada: cultura corporal e produção discente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 155-159. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth (org.). Formação de Professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 25-39.
FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200003.
FERNANDES, Danielle; VASCONCELLOS, Danielle; CARNEIRO, Gabriel. O evento de Lá Pra Cá como aproximação entre universidade e escola. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 195-200. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-168, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 anos da Constituição – avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912/pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i24.912.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
GATTI, Bernadete Antonina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.
GATTI, Bernadete Antonina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360. Acesso em: 18 abr. 2020.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras: um ator social em construção. Interfaces Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/7. Acesso em: 18 abr. 2020.
ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. A trajetória da extensão universitária no Brasil. In: BRASIL. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: MEC/SESu, 1995. p. 38-107.
RODRIGUES, Raíra Pereira; SARTI, Renato. Trajetória histórica do Evento de Lá Pra Cá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2017. p. 1599-1600. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zOdXU0QN9o1jHKDtPv7BDccJSV0HdF8P/view. Acesso em: 18 abr. 2020.
SARTI, Renato; RODRIGUES, Raíra; BARBOSA, Cássia; PIMENTEL, Danielle. Ensino de Educação Física e produção discente: uma proposta de extensão. In: SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 7., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], abr. 2018. p. 1-8. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Posteres/renato_sarti.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
SAVIANI, Demerval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 142-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012.
ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424. Acesso em: 11 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renato Sarti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).