Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner

a experiência do projeto EEFD Baixada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20292

Palavras-chave:

Formação docente, Extensão, Escola

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos apresentar um relato de experiências desenvolvidas pelo projeto de extensão “Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento (EEFD Baixada)” e refletir sobre as potencialidades de aproximação com a concepção de extensão popular e com a construção de um terceiro espaço na formação docente. Como procedimentos metodológicos foram realizadas análises dos trabalhos publicados pelo projeto. O terceiro espaço tem sido debatido como uma proposta de superação da desconexão entre a escola e a universidade, propondo uma reestruturação da organização e atuação dos sujeitos envolvidos nessa relação. Contando com a dialogicidade como uma base fundamental, a extensão popular tem se apresentado como a principal saída para a tradicional concepção assistencialista e unilateral. Desse modo, no presente projeto de extensão, é possível identificar algumas pistas de espaços de dialogicidade dentro do âmbito institucional (universidade), escolar e profissional.

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Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorando e mestre em Educação em Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Educação Física, também pela UFRJ. Possui especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É técnico em assuntos educacionais da UFRJ e coordena dois projetos de extensão sobre formação de professores e o ensino da Educação Física escolar. Atua como professor da especialização em Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva, também na UFRJ.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

SARTI, R. Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner: a experiência do projeto EEFD Baixada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20292. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20292. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos