Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner

a experiência do projeto EEFD Baixada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20292

Palavras-chave:

Formação docente, Extensão, Escola

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos apresentar um relato de experiências desenvolvidas pelo projeto de extensão “Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento (EEFD Baixada)” e refletir sobre as potencialidades de aproximação com a concepção de extensão popular e com a construção de um terceiro espaço na formação docente. Como procedimentos metodológicos foram realizadas análises dos trabalhos publicados pelo projeto. O terceiro espaço tem sido debatido como uma proposta de superação da desconexão entre a escola e a universidade, propondo uma reestruturação da organização e atuação dos sujeitos envolvidos nessa relação. Contando com a dialogicidade como uma base fundamental, a extensão popular tem se apresentado como a principal saída para a tradicional concepção assistencialista e unilateral. Desse modo, no presente projeto de extensão, é possível identificar algumas pistas de espaços de dialogicidade dentro do âmbito institucional (universidade), escolar e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorando e mestre em Educação em Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Educação Física, também pela UFRJ. Possui especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É técnico em assuntos educacionais da UFRJ e coordena dois projetos de extensão sobre formação de professores e o ensino da Educação Física escolar. Atua como professor da especialização em Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva, também na UFRJ.

Referências

BARBOSA, Cássia et al. Protagonismo discente nas aulas de Educação Física. In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ, 10., 2019, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ... Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 261-262. Disponível em: https://sistemasiac.ufrj.br/cadernoController/gerarCadernoResumo/35000000. Acesso em: 18 abr. 2020.

BARBOSA, Cássia; CATTAN, Caroline; PIMENTEL, Danielle. EEFD Baixada: Identidade e profissão docente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.

BENINCÁ, Dirceu; CAMPOS, Fernando Silva. Extensão Popular: uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 145-156, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7247. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7247.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

CARMO, Caroline do; SARTI, Renato. Projeto de Extensão EEFD Baixada: ações do eixo de formação docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2017. p. 1889-1891. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zOdXU0QN9o1jHKDtPv7BDccJSV0HdF8P/view. Acesso em: 18 abr. 2020.

CATTAN, Caroline et al. O impacto na formação: a ação de extensão Encontro De Lá Pra Cá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21., 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 2501-2502. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/anais/2019. Acesso em: 18 abr. 2020.

CERRI, Luiz Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. Revista história, histórias, Brasília, v. 1, n. 2, p. 167-186, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730.

COSTA, Cássia; LÔBO, Natália; CEZÁRIO, Daiana; SARTI, Renato. EEFD baixada: cultura corporal e produção discente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 155-159. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth (org.). Formação de Professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 25-39.

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200003.

FERNANDES, Danielle; VASCONCELLOS, Danielle; CARNEIRO, Gabriel. O evento de Lá Pra Cá como aproximação entre universidade e escola. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 195-200. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xqxmd8MW3FH-pA9-4jW-7ardEdcTUiav/view. Acesso em: 18 abr. 2020.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-168, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 anos da Constituição – avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912/pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i24.912.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

GATTI, Bernadete Antonina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.

GATTI, Bernadete Antonina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360. Acesso em: 18 abr. 2020.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras: um ator social em construção. Interfaces Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/7. Acesso em: 18 abr. 2020.

ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. A trajetória da extensão universitária no Brasil. In: BRASIL. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: MEC/SESu, 1995. p. 38-107.

RODRIGUES, Raíra Pereira; SARTI, Renato. Trajetória histórica do Evento de Lá Pra Cá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2017. p. 1599-1600. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zOdXU0QN9o1jHKDtPv7BDccJSV0HdF8P/view. Acesso em: 18 abr. 2020.

SARTI, Renato; RODRIGUES, Raíra; BARBOSA, Cássia; PIMENTEL, Danielle. Ensino de Educação Física e produção discente: uma proposta de extensão. In: SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 7., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], abr. 2018. p. 1-8. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Posteres/renato_sarti.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

SAVIANI, Demerval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 142-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424. Acesso em: 11 mar. 2020.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

SARTI, R. Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner: a experiência do projeto EEFD Baixada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20292. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20292. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos