Desafios da ação docente no ensino superior

um debate a partir do curso de Pedagogia na UFT/campus de Tocantinópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2057

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Formação de professores

Resumo

Partindo da verificação de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), bem como de índices de conclusão, evasão e retenção no curso de Pedagogia do campus de Tocantinópolis da Universidade Federal de Tocantins (UFT), buscamos refletir sobre os desafios da ação docente, considerando responsabilidade, limitações e possibilidades que essa prática apresenta. Trata-se de um estudo exploratório, realizado em três momentos: levantamento sobre o desempenho dos discentes no ENADE; caracterização dos estudantes dos cursos de graduação na atualidade; e apresentação dos desafios da ação docente no ensino superior. O estudo nos fez considerar que existe um estudante real, com dificuldades, expectativas e possibilidades, que ainda não foi inteiramente compreendido pelas práticas de ensino, conteúdos e linguagens adotados no ensino superior. As teorias da educação, da pedagogia e do ensino não podem mais ser ignoradas, devem entrar na agenda do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997), com especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003), e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência nas áreas de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Atualmente é professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão, políticas públicas, planejamento educacional e cultura política.

Downloads

Publicado

23-05-2016

Como Citar

LOCATELLI, A. S.; LOCATELLI, C. Desafios da ação docente no ensino superior: um debate a partir do curso de Pedagogia na UFT/campus de Tocantinópolis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 139–158, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2057. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2057. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos