Desafios da ação docente no ensino superior

um debate a partir do curso de Pedagogia na UFT/campus de Tocantinópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2057

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Formação de professores

Resumo

Partindo da verificação de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), bem como de índices de conclusão, evasão e retenção no curso de Pedagogia do campus de Tocantinópolis da Universidade Federal de Tocantins (UFT), buscamos refletir sobre os desafios da ação docente, considerando responsabilidade, limitações e possibilidades que essa prática apresenta. Trata-se de um estudo exploratório, realizado em três momentos: levantamento sobre o desempenho dos discentes no ENADE; caracterização dos estudantes dos cursos de graduação na atualidade; e apresentação dos desafios da ação docente no ensino superior. O estudo nos fez considerar que existe um estudante real, com dificuldades, expectativas e possibilidades, que ainda não foi inteiramente compreendido pelas práticas de ensino, conteúdos e linguagens adotados no ensino superior. As teorias da educação, da pedagogia e do ensino não podem mais ser ignoradas, devem entrar na agenda do ensino superior.

Biografia do Autor

  • Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997), com especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003), e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência nas áreas de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

  • Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Atualmente é professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão, políticas públicas, planejamento educacional e cultura política.

Downloads

Publicado

23-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desafios da ação docente no ensino superior: um debate a partir do curso de Pedagogia na UFT/campus de Tocantinópolis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 139–158, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2057. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2057. Acesso em: 19 dez. 2024.