A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação

o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2074

Palavras-chave:

Enfermagem, Programa Saúde da Família, Preceptoria, Desenvolvimento de pessoal

Resumo

Objetivo: compreender o processo de trabalho do enfermeiro preceptor na perspectiva da prática integrada e do papel que ela exerce na formação em saúde. Método: qualitativo, descritivo e exploratório, efetivado por meio de observação livre e entrevistas. Dados submetidos à análise de conteúdo temático. Participaram 13 enfermeiros preceptores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Resultados: há necessidade de fortalecimento do intercâmbio e da integração entre os serviços de saúde com a instituição de ensino que utiliza os espaços da ESF para a formação, bem como para que componentes teóricos e práticos sejam complementares, possibilitando que os futuros profissionais reconheçam e trabalhem no atendimento das demandas de saúde. Duas categorias foram geradas: o enfermeiro preceptor como construtor de vínculos: novo olhar e fazer na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS); a prática integrada na ESF como espaço de inovação e de formação do enfermeiro. Conclusão: evidenciou-se que o enfermeiro preceptor, ao ser o profissional que cuida de indivíduos e, concomitantemente, forma os futuros profissionais, vivencia um profícuo e dinâmico movimento de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Betânia Machado Faraco Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Enfermeira, mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar, Vigilância Sanitária, Administração Hospitalar, Programa de Saúde da Família. Tem experiência profissional tanto na assistência de enfermagem quanto na gestão dos serviços de saúde.

  • Donizete Vago Daher, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FE/UERJ) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC, Portugal), doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM/UNICAMP); mestre em Educação pela UERJ, especialista em Metodologia do Ensino Superior; Administração de Serviços de Enfermagem e Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação: o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 113–138, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2074. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2074. Acesso em: 19 dez. 2024.