A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação
o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2074Palavras-chave:
Enfermagem, Programa Saúde da Família, Preceptoria, Desenvolvimento de pessoalResumo
Objetivo: compreender o processo de trabalho do enfermeiro preceptor na perspectiva da prática integrada e do papel que ela exerce na formação em saúde. Método: qualitativo, descritivo e exploratório, efetivado por meio de observação livre e entrevistas. Dados submetidos à análise de conteúdo temático. Participaram 13 enfermeiros preceptores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Resultados: há necessidade de fortalecimento do intercâmbio e da integração entre os serviços de saúde com a instituição de ensino que utiliza os espaços da ESF para a formação, bem como para que componentes teóricos e práticos sejam complementares, possibilitando que os futuros profissionais reconheçam e trabalhem no atendimento das demandas de saúde. Duas categorias foram geradas: o enfermeiro preceptor como construtor de vínculos: novo olhar e fazer na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS); a prática integrada na ESF como espaço de inovação e de formação do enfermeiro. Conclusão: evidenciou-se que o enfermeiro preceptor, ao ser o profissional que cuida de indivíduos e, concomitantemente, forma os futuros profissionais, vivencia um profícuo e dinâmico movimento de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).