A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação

o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2074

Palavras-chave:

Enfermagem, Programa Saúde da Família, Preceptoria, Desenvolvimento de pessoal

Resumo

Objetivo: compreender o processo de trabalho do enfermeiro preceptor na perspectiva da prática integrada e do papel que ela exerce na formação em saúde. Método: qualitativo, descritivo e exploratório, efetivado por meio de observação livre e entrevistas. Dados submetidos à análise de conteúdo temático. Participaram 13 enfermeiros preceptores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Resultados: há necessidade de fortalecimento do intercâmbio e da integração entre os serviços de saúde com a instituição de ensino que utiliza os espaços da ESF para a formação, bem como para que componentes teóricos e práticos sejam complementares, possibilitando que os futuros profissionais reconheçam e trabalhem no atendimento das demandas de saúde. Duas categorias foram geradas: o enfermeiro preceptor como construtor de vínculos: novo olhar e fazer na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS); a prática integrada na ESF como espaço de inovação e de formação do enfermeiro. Conclusão: evidenciou-se que o enfermeiro preceptor, ao ser o profissional que cuida de indivíduos e, concomitantemente, forma os futuros profissionais, vivencia um profícuo e dinâmico movimento de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia Machado Faraco Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enfermeira, mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar, Vigilância Sanitária, Administração Hospitalar, Programa de Saúde da Família. Tem experiência profissional tanto na assistência de enfermagem quanto na gestão dos serviços de saúde.

Donizete Vago Daher, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FE/UERJ) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC, Portugal), doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM/UNICAMP); mestre em Educação pela UERJ, especialista em Metodologia do Ensino Superior; Administração de Serviços de Enfermagem e Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-05-2016

Como Citar

OLIVEIRA, B. M. F.; DAHER, D. V. A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação: o ensinar e o cuidar como participantes do mesmo processo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 113–138, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2074. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2074. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos